Se você atende clientes, você já deve ter lido alguma coisa sobre CRM.
E isso importa! Não interessa a área que você atua. Pode ser área da saúde, vendas, etc.
Você vai querer entender alguns conceitos que vou te mostrar aqui e que podem melhorar seus rendimentos!
Essa sigla em inglês pra Customer Relationship Management pode ser traduzida pro português como Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Você pode ver muita gente dizendo que o CRM é um software, mas na sua essência o CRM é uma estratégia de negócios que tem o foco no cliente.
A ideia é conhecer muito bem os clientes pra conseguir atendê-los de uma forma mais eficiente, superando as expectativas e antecipando os desejos do cliente.
Só que pra conseguir encantar o cliente, você tem que ter algumas informações estratégicas sobre ele, pra conseguir acertar na mosca!
É por isso que dentro dessa estratégia de negócios existem as práticas, processos e também os softwares de CRM.
Mas é bem comum os artigos se referirem à CRM como sendo o software em si.
Tá, legal!
O conceito tá explicado, mas na prática pra que serve um software CRM?
Para que serve um CRM?
Vamos imaginar a seguinte situação:
O João está começando um negócio próprio e, olha que maravilha, já tem 3 clientes regulares.
Como atende por enquanto somente esses 3 clientes, consegue manter uma relacionamento bem próximo dessas pessoas.
Ele tem um caderno onde anota os dados de cada um desses clientes como nome completo, endereço, telefone, etc…
E o João sabe inclusive detalhes pessoais de cada um desses clientes e conhece preferências e datas de aniversário pra enviar um presentinho.
Tudo o que é combinado com esses clientes fica na cabeça.
Mas o tempo vai passando, o negócio vai crescendo, os clientes vão indicando pra amigos que também se tornam clientes.
E depois de um tempo já não são 3 clientes que são atendidos pelo João.
A lista de clientes já chega a 10 pessoas.
Aí a coisa começa a complicar, porque a memória começa a falhar.
Quando é mesmo o aniversário do Antônio? Sei que é pertinho do aniversário do Pedro, mas não lembro bem o dia.
E pior, as informações que são combinadas com cada cliente começam a se perder em anotações no caderno, mensagens, e-mails, ligações e reuniões presenciais.
E é nesse momento que um software de CRM pode salvar a empresa dessa bagunça!
Existem várias soluções no mercado, e claro que cada uma tem as suas particularidades, mas de uma forma bem simples e resumida dá pra dizer que um sistema CRM faz duas coisas:
- Cadastro de clientes (informações pessoais e de contato)
- Registro de informações sobre cada cliente (histórico de comunicação com a empresa, histórico de compras, etc)
Centralizar o cadastro de clientes - uma ideia que dá dinheiro!
As informações de clientes desorganizadas são um problemão nas empresas de todos os tamanhos e áreas.
Até um profissional autônomo, se não tiver essa preocupação em organizar os clientes, vai perder muito tempo todas as vezes que precisar procurar as informações no meio do caos.
Ou pior, ele nem vai perceber as oportunidades e dinheiro que deixa em cima da mesa por não ter essa organização.
Um software de CRM vai te ajudar a centralizar o cadastro dos seus clientes em um único lugar e de uma forma padronizada.
E será que faz a diferença? Faz sim, olha só:
74% dos usuários de CRM afirmam que o uso do software melhorou o acesso às informações dos clientes.
Uma amiga médica esses dias estava me contando a dificuldade que ela tem de organizar o cadastro dos pacientes.
Ela me falou:
“parece uma coisa tão simples, Carol! Mas eu não estou conseguindo organizar os meus pacientes de um jeito fácil”.
Essa médica organiza os pacientes usando planilhas de excel e a secretária organiza de outra forma, usando anotações em um caderno.
No fim das contas, cada informação fica registrada de um jeito e armazenada em um lugar diferente.
Isso sem contar o problema que é a falta de acesso. Não dá pra consultar essas informações online, já que a planilha fica salva no computador e o caderno fica guardado na gaveta do consultório.
Mas a gente vai falar mais pra frente sobre esse problema de não conseguir acessar os dados pela internet…
O importante aqui é você entender o poder que tem um cadastro centralizado de clientes.
Quando todas as informações estão no mesmo lugar, você já sabe exatamente onde procurar e isso aumenta muito a sua produtividade e a produtividade das pessoas que trabalham com você.
Ninguém mais perde tempo procurando a informação.
A eficiência aumenta muito e isso pode ter um impacto grande no seu faturamento.
Sem retrabalho e repetição - como não se atrapalhar com as informações dos clientes
Lembra da historinha que contei lá em cima do João?
Quando a empresa estava no começo, era possível guardar as informações na memória.
Mas quando o número de clientes começou a aumentar, ficou difícil manter a memória afiada.
Quando a quantidade de informações aumenta, é preciso organizá-las com mais cuidado e critério.
Um bom sistema de CRM vai te ajudar a organizar todas essas informações sobre os clientes.
Você vai poder registrar em um único lugar tudo o que é combinado em reuniões presenciais, tudo o que é acertado através de ligações, troca de mensagens e emails.
É possível registrar toda essa interação e troca de informações que é feita com o cliente e o melhor de tudo é que isso pode ficar disponível pra todas as pessoas da equipe acessarem e consultarem.
Quando o cliente é atendido por uma pessoa e depois é atendido por outra, não existe perda de informações porque fica tudo registrado no sistema.
Pra quem é da área comercial, dá pra sair de férias sem precisar se preocupar. O atendimento vai continuar do ponto onde parou, porque está tudo registrado!
Isso aumenta muito a qualidade de atendimento e o nível de satisfação do cliente.
Gerar relatórios - O poder da tomada de decisão baseada em dados!
As ferramentas fazem o cruzamento de vários dados pra emitir relatórios diversos.
Em um CRM de vendas, por exemplo, é possível saber por qual canal o cliente costuma entrar em contato com a empresa com mais frequência.
É possível analisar quais são as maiores reclamações dos clientes e com isso melhorar o suporte ao cliente e o processo de pós-venda.
As possibilidades são bem diversificadas.
Através da geração de relatórios, é possível tirar conclusões e pensar questões estratégicas para a empresa.
Essas métricas são muito importantes pra direcionar os próximos passos e melhorar os processos que não estão funcionando tão bem.
E com esses dados em mãos, você já sabe a melhor forma de atacar os problemas? Conhece o princípio de Pareto?
Se não conhece, dá uma olhada neste post sobre como parar de destruir o seu tempo e ser muito mais produtivo.
Quais são os benefícios de usar um CRM?
Já deu pra perceber o poder de um sistema de CRM, né?
Mas além dessas vantagens mais visíveis, existem também alguns outros benefícios que são extremamente importantes pra uma empresa e que podem passar batido se você não usar as ferramentas certas.
Controle os processos e aumente a produtividade
A gente subestima o tempo que perde com processos que não funcionam e com gargalos de produtividade.
Com algumas dicas pra aumentar a produtividade aliadas a um sistema de CRM eficiente, a produtividade aumenta muito!
Softwares de CRM podem aumentar a produtividade em 34%. (Finances Online)
Em um CRM, todas as informações estão concentradas e organizadas de uma forma fácil pra você consultar.
Só isso já aumenta muito a eficiência e a produtividade da equipe porque os dados podem ser rapidamente consultados antes de uma reunião ou uma ligação com o cliente.
Você também pode perceber uma melhora na comunicação entre a equipe e entre a equipe e os clientes, já que o registro de interações com o cliente fica concentrado no sistema e a resolução de problemas fica mais fácil, com todas as informações disponíveis.
Quando um vendedor entra em contato com o cliente, ou um profissional autônomo faz uma reunião com seu cliente, por exemplo, ele já tem acesso a todo o histórico de informações trocadas em contatos anteriores.
Os softwares de CRM também reduzem as tarefas manuais e o retrabalho, evitando erros.
Percebeu como ele pode evitar muitas perdas e dar mais dinheiro pras empresas?
Mas não para por aí!
Controle os follow-ups com clientes
Follow up significa acompanhamento.
Você já deve ter passado por uma situação assim:
O profissional entrou em contato com você, mandou a proposta e depois sumiu.
O follow up de clientes durante o processo de atendimento e vendas é muito importante pra responder as dúvidas dos clientes e pra entrar em contato com eles ativamente também.
Com uma ferramenta de CRM, esse controle de follow up fica todo registrado e fica muito mais fácil planejar o próximo contato com o cliente com base nas comunicações anteriores.
Fidelize seus clientes
Quando todos os dados estão centralizados em um mesmo lugar, o atendimento ao cliente fica mais personalizado.
É possível registrar no sistema de CRM preferências e informações importantes pra manter um contato mais humanizado com o cliente.
Isso pode ser um diferencial enorme porque dá pra agradar o cliente de uma forma sutil dando um atendimento bem exclusivo.
Olha só que legal!
Um dentista que usa o Ordexa, sempre registra no formulário de cadastro dos clientes dele, a bebida que o cliente mais gosta e em datas comemorativas, manda de presente.
É um atendimento super diferenciado, né?
Identifique oportunidades
Quando as informações estão registradas e organizadas fica muito mais fácil chegar em conclusões sobre o negócio e identificar oportunidades.
Nem todos os clientes têm as mesmas preferências.
Com uma ferramenta de CRM você identifica qual é a preferência da maioria dos clientes e isso pode te trazer vários insights.
É muito difícil identificar essas oportunidades quando as informações estão soltas e desorganizadas.
Com algumas análises é possível identificar quais clientes merecem mais atenção e trazem maior rentabilidade pra empresa.
Já ouviu falar na história do cara que “demitiu” os clientes que davam mais trabalho e menos retorno e focou nos que eram o contrário?
Ele multiplicou o faturamento e ainda passou a investir uma fração do tempo.
Se essa história soa familiar pra você, deixa um comentário aqui.
Se ficou com a pulga atrás da orelha, deixa um comentário também! ;)
Mas isso só é possível registrando essas interações.
Elabore novas estratégias
Quando se fazem análises e se identificam oportunidades, metade do caminho pra elaborar novas estratégias já foi percorrido.
É muito mais fácil pensar em estratégias novas quando você sabe o que o seu cliente gosta e precisa.
Quando você conhece o seu cliente e mantém um registro atualizado dos seus dados, esses dados se transformam em informação útil na hora de tomar decisões.
Quando é hora de você usar um CRM?
Talvez você esteja pensando que alguns desses problemas podem ser resolvidos com planilhas.
E vários deles podem mesmo! Eu mesma sou fã de planilhas!
Mas o problema é que quando as informações aumentam, não basta só ter os contatos concentrados em um único lugar.
É preciso que o acesso a essas informações seja fácil e padronizado.
E quando você trabalha com várias planilhas diferentes, esse acesso fica complexo porque as informações ficam espalhadas em vários arquivos.
Muitas pessoas acham que softwares de CRM atendem somente grandes empresas, mas isso não é verdade.
Muitos profissionais que trabalham sozinhos ou com mais 1 ou 2 pessoas estão usando CRM pra gerenciar os seus clientes de uma forma mais produtiva e organizada.
Existem muitas ferramentas caras no mercado e isso pode inviabilizar o uso pra profissionais que trabalham com uma estrutura mais enxuta.
Mas o Ordexa, por exemplo, é um CRM focado em profissionais autônomos e pequenas empresas e o valor é uma fração de outros sistemas de CRM.
Então, como saber se está na hora de você contratar um CRM pro seu dia a dia profissional?
Dê uma olhadinha nesses pontos pra tirar a dúvida:
Processos bagunçados
Processos bagunçados geram um desperdício enorme de tempo e dinheiro.
Quando não sabemos o que já foi feito e o que ainda precisa ser feito, a gente fica perdido e isso traz uma ineficiência enorme.
Com um CRM, todos os registros são feitos e você sabe exatamente em que parte do processo você e o cliente estão.
Perda de informações importantes
Isso é muito sério!
Se as informações estão se perdendo no meio do caminho, ligue o sinal de alerta porque está na hora de organizar a casa.
As informações sobre os clientes tem que estar sempre atualizadas e facilmente acessíveis pra todas as pessoas da equipe. Isso tem que ser normal no dia a dia da empresa.
Muitas pessoas ainda registram informações em cadernos físicos ou em arquivos salvos no computador, mas isso dá uma baita dor de cabeça.
E quando você derrama café nas anotações?
E quando o computador tem algum problema e precisa ser formatado?
As informações são perdidas assim ó… em um estalar de dedos.
Ter as informações em arquivos físicos como cadernos, pastas e papéis passa uma falsa sensação de segurança porque na verdade é muito fácil perder esses registros.
Um pequeno acidente e já era.
Eu já vi isso acontecer com um amigo.
Teve um problema no telhado do escritório dele e em um dia de chuva os arquivos ficaram ensopados. Foi um desespero!
Perda de tempo procurando informações
Se a informação está registrada, a consulta deve ser muito rápida.
Nada de ficar abrindo arquivo por arquivo pra procurar ou ficar folheando páginas.
Tenho certeza que o seu tempo no trabalho é muito valioso.
Desperdiçar vários minutos ou horas todos os dias pra procurar informações é uma desvalorização do seu tempo.
O acesso às informações tem que ser instantâneo.
Que tal ter tudo à mão e ter esses minutos de sobra pra curtir o tempo livre ou dar um atendimento um pouco mais longo e personalizado pro seu cliente?
Relacionamentos superficiais com clientes
Eu sou super fã dos acessórios da Maria Dolores.
Amoooo!
Eu nem penso duas vezes quando preciso comprar um presente pra uma amiga. Sempre vou na mesma loja.
E sabe o que é mais incrível?
Todas as vezes que eu entro na loja, a vendedora me recebe com um Oi Carol bem sorridente. E ela sempre pergunta da minha irmã, que também adora as peças da loja, pelo nome.
Se eu entro na loja, já era hehehe, eu compro alguma coisinha pra mim, além do presente que fui comprar.
Ela me mostra o que já sabe que eu vou gostar.
E como ela me chama pelo nome e sempre pergunta da minha irmã, eu sinto que ela me conhece.
Essa é a diferença entre um relacionamento superficial e um relacionamento mais próximo do cliente.
Às vezes você nem precisa saber tantos detalhes, mas se souber algumas coisinhas e as preferências, a chance de ter um cliente fiel aumenta muito, concorda?
Nada como chegar no restaurante e ouvir do garçom:
Vai ser o de sempre hoje?
E o garçom chega com o pedido do jeitinho que você queria sem você se preocupar em ver o menu.
Relatórios difíceis de entender
Gerar relatórios manualmente pode até funcionar, mas dão um trabalhão e ainda podem vir cheios de erros porque dados foram esquecidos ou perdidos.
Os relatórios imprecisos e difíceis de entender não ajudam em nada.
Na verdade só atrapalham porque pode acontecer de você tomar uma decisão baseada nesses dados e os dados estarem errados.
Um software de CRM vai te ajudar a tomar decisões e traçar novas estratégias com base em relatórios corretos.
Redução de novos negócios
Quantas oportunidades passam por causa da falta de organização?
Uma ferramenta de CRM na nuvem vai te deixar mais ágil e com uma dinâmica maior porque todos os profissionais da equipe podem acessar as informações de qualquer lugar e hora.
E com isso a equipe ganha eficiência na hora de fechar novos negócios e de gerar valor para os clientes.
Como escolher o melhor CRM para sua área de atuação?
Se você começar a pesquisar por softwares de CRM você vai encontrar uma variedade de programas disponíveis.
E aí vai surgir a dúvida: qual eu devo escolher?
Você já viu que independente do tamanho do seu negócio, um CRM vai te ajudar muito a otimizar o seu tempo, ser mais produtivo, conhecer melhor os seus clientes e com isso ganhar clientes mais fiéis e satisfeitos.
Escolher a melhor ferramenta pro seu caso pode ser bem trabalhoso, mas vou ajudar e encurtar o caminho pra você. Assim você vai saber como escolher o CRM que te atende melhor.
Quando for escolher o software de CRM pra sua empresa pense nesses itens a seguir.
Diferentes soluções para empresas diferentes
Você precisa ter em mente como o CRM vai ser usado no dia a dia da empresa.
E pra isso você deve fazer uma análise do seu negócio, porque diferentes empresas podem usar diferentes sistemas de CRM.
Defina também limites de orçamento e o idioma da ferramenta.
Você vai ver que algumas ferramentas são em inglês e o valor é inclusive cobrado em dólares. Então fique de olho nesses detalhes.
Um CRM de marketing, por exemplo, vai atender especialmente agências e áreas de marketing das empresas:
- Acompanhando o comportamento online dos clientes
- Segmentando leads
- Monitorando o relacionamento pelas redes sociais
- Gerenciando funis de vendas
O foco principal dessas ferramentas são as ações e campanhas de marketing.
Já um CRM focado em vendas, por exemplo, vai focar na parte de gestão comercial:
- Ajudando a equipe de vendas a gerenciar tarefas
- Gerenciando a comunicação com os clientes e as oportunidades de vendas
- Gerenciando o contrato com os clientes
E ainda tem também os CRM mais focados em suporte buscando dar o melhor atendimento e suporte ao cliente durante e depois da etapa de venda:
- Gerenciando históricos da relação com os clientes
- Gerenciando os feedbacks
- Auxiliando na retenção dos clientes
Essas divisões entre tipos de CRM são bem conceituais porque, na realidade, encontramos ferramentas que mesclam essas funções e permitem um trabalho em conjunto das diversas áreas da empresa de uma forma mais estratégica.
Mas talvez você tenha lido sobre esses 3 tipos de soluções de CRM e tenha pensado que nenhuma delas te atende porque você tem uma pequena empresa ou trabalha de forma autônoma e precisa de um programa muito fácil de mexer e sem tantas funcionalidades que nunca vão ser usadas.
Afinal, 43% dos usuários de CRM usam menos da metade das funcionalidades que estão disponíveis no CRM.
E 72% dos executivos preferem um CRM fácil de usar a um CRM com mais funcionalidades.
Ferramentas robustas de marketing, vendas e suporte… Tudo parece muito interessante, mas também trazem um nível de complexidade maior e muitos empresários e autônomos precisam de uma ferramenta mais personalizável e simples.
E foi pensando nisso que o Ordexa surgiu.
Ordexa - O CRM mais prático do mundo
O Ordexa é um software de CRM completamente diferente dos outros pela sua facilidade de uso e versatilidade.
Com o Ordexa, você pode cadastrar os seus clientes de forma personalizada e registrar todas as informações sobre os clientes da forma que você quiser.
A versatilidade do programa não vai ficar te travando com funcionalidades que não são relevantes pra você.
E você pode ir personalizando o programa à medida que usa.
Simples, mas poderoso.
A gente sempre fala pra quem pergunta qual é o diferencial do Ordexa:
O Ordexa é o CRM mais simples do mundo!
Já vou te contar mais um pouco sobre o Ordexa, mas por enquanto vamos falar de mais algumas características que um bom CRM deve ter.
CRM local ou CRM na nuvem
Existem essas duas opções no mercado, mas indo direto ao ponto: escolha as opções de CRM na nuvem.
Os CRM locais exigem compra de licença, instalação e configuração do programa nas máquinas da empresa e uma manutenção bem mais trabalhosa e custosa.
O custo de implantação também é elevado.
O CRM local é mantido em um servidor físico na empresa e exige uma equipe própria de TI pra fazer manutenções constantes.
Essa opção costuma ser usada em empresas muito grandes.
O CRM na nuvem te permite usar o sistema de forma online com todas as informações dos seus clientes salvas de forma segura em servidores externos, dispensando a necessidade de uma equipe de TI dentro da empresa dedicada a fazer manutenções.
Além disso, as soluções na nuvem permitem que o sistema seja acessado a qualquer momento e de qualquer lugar 24 horas por dia.
Em 2008 somente 12% das empresas usavam CRM na nuvem. Em 10 anos, esse número aumentou para 87%.
A nuvem é uma realidade que veio pra ficar.
O investimento inicial é mínimo porque só é preciso acesso à internet.
É só acessar a página de login pelo navegador e pronto!
Com esse período de quarentena ficou muito clara a necessidade das empresas investirem em mobilidade e em home office.
E um sistema online permite isso com muita tranquilidade.
Foque na simplicidade e na acessibilidade
O design importa!
Se o software tem um design poluído, o uso fica muito complicado.
O design do programa tem que ser intuitivo para que as informações mais importantes fiquem sempre à vista.
E também é muito importante que o programa, além de ter operação em nuvem, também possa ser usado em outros dispositivos como celulares e tablets.
Pode ser que o seu colaborador precise consultar alguma informação quando está na rua a caminho de uma reunião.
81% dos usuários de CRM estão usando o sistemas em diversos dispositivos.
E segundo dados da Forrester, uma empresa americana de pesquisa de mercado, 50% dos times melhoraram a produtividade usando um CRM no mobile.
O acesso do smartphone é essencial.
Faça teste do CRM
Sempre teste a ferramenta.
Essa é uma forma muito simples e rápida de você verificar se o software é fácil de mexer e se vai atender suas necessidades.
O Ordexa tem um teste grátis e sem compromisso com duração de 10 dias.
A ideia do teste é você ficar confiante e usar o programa de forma segura e sem custos. A gente faz isso porque confia muito no potencial do software.
Se você ficou com vontade de conhecer a facilidade do Ordexa clique aqui e se cadastre pro teste.
Como trabalhar com CRM?
Agora você já tem algumas informações importantes de como escolher o melhor CRM pra sua empresa ou negócio.
Você viu que existem várias ferramentas no mercado e que é preciso escolher aquela que se encaixa melhor na rotina da sua empresa.
Mas de nada adianta ter a ferramenta em mãos e não usar da forma certa.
O sistema de CRM tem que ser constantemente alimentado com informações pra funcionar certinho.
Por isso que depois de implementar a ferramenta, é importante incentivar a equipe a usar o software sempre, alimentando o programa com informações atualizadas, objetivas e de fácil entendimento por todos.
O CRM deve ser usado por todos da equipe pra evitar que informações sejam registradas em outros locais e acabem se perdendo.
Deve existir um acordo entre todos da equipe de que todas as informações vão ser registradas dentro do CRM o mais rápido possível pra manter o sistema sempre atualizado.
Outro ponto que precisa ser analisado é a necessidade de treinar a equipe pro uso da ferramenta.
Alguns sistemas de CRM são bastante complexos e exigem um treinamento, então isso tem que entrar no cronograma de implementação.
Mas também existem outras ferramentas mais intuitivas que dispensam o treinamento.
O Ordexa não precisa de treinamento. Com os vídeo tutoriais do Guia Prático já dá pra colocar a mão na massa e começar a usar o programa.
Exemplo de como nosso cliente Mario está usando o Ordexa para tornar sua rotina mais fácil
Os maiores diferenciais do Ordexa são a facilidade de uso do programa e a versatilidade.
O programa é tão versátil que o Mario do Santo Antônio Centro Equestre faz todo o controle dos cavalos com o Ordexa.
Antes as anotações eram feitas manualmente em cadernos e, com isso as informações eram mais difíceis de serem encontradas, consultadas e apresentadas para os clientes.
Agora com o uso do Ordexa, o Mario controla os treinamentos, vermífugos e vacinas dos cavalos.
Ele consulta tudo do Centro Equestre usando o 3G do celular e já anota tudo o que foi feito em cada animal.
E depois consegue gerar relatórios de cada cavalo pra enviar pros donos.
Essa gestão de clientes e informações de cada animal foi resolvida com o uso do Ordexa, aumentando bastante a eficiência e poupando bastante o tempo do Mario na gestão do Centro Equestre.
Qual a diferença entre CRM e ERP?
É bem comum ao procurar por soluções de CRM encontrar informações sobre ferramentas de ERP também.
ERP é a sigla pra Enterprise Resource Planning e é um sistema que faz a gestão empresarial da empresa com o foco nos processos operacionais como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, gestão orçamentária, controle de impostos e notas fiscais, etc.
O objetivo é aumentar a eficiência e a produtividade e reduzir custos.
O ERP tem vários módulos, integrando todas as áreas de uma empresa: financeiro, administrativo, contábil, fiscal, compras, estoque, etc.
O ERP acabou se tornando um termo mais amplo, pra “software de gestão” e por causa da competição entre as dezenas de empresas de ERP, eles passaram a oferecer de tudo, até soluções pra área comercial.
Então pode ser até que você encontre ERPs que oferecem sistemas de CRM integrados.
Mas de forma resumida, a diferença entre o CRM e o ERP é a seguinte:
- O CRM tem o foco no relacionamento com clientes, melhorando os processos comerciais e a gestão de clientes
- O ERP tem o foco nos processos operacionais da empresa, aumentando a integração entre os setores da empresa e automatizando processos administrativos e financeiros.
São sistemas complementares e diferentes e, por isso a escolha entre cada um dos sistemas ou entre a combinação dos dois depende da necessidade da sua empresa e do seu negócio.
Conclusão
Deu pra ver a importância que um bom CRM tem no dia a dia das empresas né?
E mesmo que você tenha um pequeno negócio ou seja um profissional autônomo, você pode aproveitar todo o potencial que um software de CRM pode oferecer.
Lembre-se sempre que CRM não é só pra profissionais de vendas!
A gente viu que um bom CRM vai fazer toda a diferença até pra quem é profissional autônomo, da saúde, educação, educação física, etc.
Com um bom CRM, a gestão dos seus clientes vai ficar muito mais fácil e mais organizada e a eficiência, sua e da equipe, vai aumentar muito.
Você descobriu também que existem diversos tipos de CRM no mercado e que pra fazer a escolha certa, vários pontos têm que ser levados em conta.
E se você quer usar um sistema que te ajude na gestão dos seus clientes, mas não quer ter que usar um programa complicado e cheio de funcionalidades, você provavelmente vai gostar muito do Ordexa!
O Ordexa é um software na nuvem sem frescuras.
Ele é muito fácil de mexer e é uma opção bem acessível e segura pra quem busca uma ferramenta prática e descomplicada.
Faça o teste grátis do Ordexa e descubra como o software pode te ajudar a resolver de vez a organização dos seus clientes, ganhar mais tempo e mais negócios.
E aí, se animou em experimentar uma ferramenta de CRM?
Escreve pra mim aqui nos comentários.
Vou adorar saber a sua opinião :)
Se o Ordexa te chamou a atenção, dá uma olhadinha pra fazer um teste. E pode me chamar no chat ali no cantinho.
Vou adorar te responder!
Carolina Bebik
Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.
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