Todo mundo quer deixar um cliente satisfeito, né? 😉
Afinal, esse deve ser o objetivo do seu atendimento e do seu serviço.
Mas, é claro, é impossível agradar todo mundo. E você pode até pensar: “Bom, tudo bem se um ou outro não gostar do meu produto ou serviço”, certo?
Mas a verdade é que um cliente satisfeito é muito mais do que apenas o resultado dos seus esforços ou o reflexo da qualidade do seu trabalho.
Embora esses quesitos sejam realmente importantes, existem outros pontos cruciais que fazem com que um cliente se sinta plenamente atendido e realizado.
Então, se você ainda não conhece a importância de ter um cliente satisfeito, ou não sabe como alcançar isso, eu posso te ajudar!
Continue comigo para ver algumas dicas e frases que podem mudar como o seu negócio é visto e melhorar a experiência do cliente ao máximo! 😁
O que é deixar o cliente satisfeito?
Antes de mais nada, você pode estar se perguntando o que significa ter um cliente satisfeito.
Muitas pessoas que trabalham com vendas e prestação de serviços podem achar que se trata apenas de um cliente feliz.
No entanto, a satisfação do cliente não é apenas um status, mas sim uma experiência completa! 🥳
Desde o momento em que o cliente te procura, até o momento da efetivação do negócio, tudo contribui para que ele se sinta plenamente realizado.
Nesse caso, deixar um cliente satisfeito significa oferecer um bom serviço em todas as etapas.
Por exemplo, um cliente que achou o que precisava, mas não foi bem atendido, com certeza não está satisfeito.
Enquanto isso, o seu cliente pode até não ter encontrado o produto ideal, mas se todo o restante da experiência tiver sido positiva, ele vai ficar mais satisfeito!
Dessa forma, agradar o público é focar em cada uma das etapas da compra, para que o conjunto de fatores seja adequado.
Qual a importância do cliente satisfeito?
Pode parecer óbvia a importância de um cliente satisfeito, mas muitas pessoas não sabem, de fato, definir por que investir nisso.
Claro, um cliente feliz é muito útil para os negócios, para as vendas e para a sua credibilidade.
Mas existem outros pontos igualmente relevantes, que também impactam diretamente na sua empresa, em diferentes setores.
Quer entender melhor? Veja mais detalhes sobre a importância de um cliente satisfeito:
Um cliente satisfeito é o melhor marketing
Você já ouviu falar sobre o buzz marketing? 🤨
Essa categoria de publicidade ainda é meio informal, mas ela com certeza existe, e pode impactar diretamente o seu negócio.
O buzz marketing nada mais é do que o marketing conhecido como boca a boca. Familiar, certo? 😬
Basicamente, é a forma de divulgação entre as pessoas, que indicam o serviço para seus conhecidos, familiares e amigos.
Agora, um cliente satisfeito tem mais chances de falar bem ou mal da sua marca?
Por isso, ter um público feliz é um dos pontos mais importantes para um marketing positivo no mercado.
Cada pessoa que ficar satisfeita com o seu negócio pode divulgar para outras, ampliando não só os seus compradores, como também reforçando a sua imagem.
Muitas vezes, nem a melhor campanha de publicidade pode combater um marketing boca a boca negativo.
Então, para não correr o risco, invista na satisfação dos seus clientes. 🤑
Menos custos
Philip Kotler, grande especialista e guru de marketing, uma vez disse que “é cinco vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um novo”.
Seus ensinamentos são utilizados como lições em todo o mundo corporativo, e vale a pena escutar o que ele tem a dizer. 😄
Conquistar um cliente novo pode demandar um número maior de recursos e esforços, porque você terá que apresentar seu trabalho do zero.
Por outro lado, conquistar alguém que já é seu cliente é mais barato, pois ele conhece o serviço e o que você oferece.
Nesse caso, você vai precisar focar na fidelização do cliente, o que é bem mais barato.
Por isso, ter um cliente satisfeito reduz os custos da sua marca, não apenas em campanhas ou recursos financeiros, mas também no seu empenho e tempo gastos.
Afinal, se ele gostar da experiência, voltará mais facilmente, quase sem esforço!🤭
Maiores vendas
Aqui vai um dos fatos mais conhecidos do mercado: um cliente satisfeito é muito mais propenso a comprar mais.
Se ele se sentir confortável com o produto ou o serviço, vai aceitar mais sugestões e vai experimentar mais produtos e confiar mais no seu negócio.
Dessa forma, você vai conseguir fazer vendas maiores, e também aumentar o seu ticket médio.
Além disso, é como citei ali em cima.
O seu cliente pode até não encontrar o produto ou serviço que queria, mas se estiver satisfeito com toda a experiência, pode levar outra coisa.
Com isso, você não perde a compra, e ainda pode vender mais.
Sustentabilidade dos negócios
A sustentabilidade dos negócios pode ser entendida como um equilíbrio entre todos os recursos da empresa.
Para atingir essa estabilidade, é fundamental tomar decisões inteligentes e cortar despesas desnecessárias.
E como acabamos de ver, um cliente satisfeito pode reduzir os seus custos em diversas áreas.
Logo, investir na melhor experiência possível do seu público pode ajudar a equilibrar os recursos da sua empresa.
O pilar dos negócios estará firme, com vendas e rendimentos, enquanto o pilar social também ficará mais estável, com clientes felizes.
Como manter os clientes satisfeitos?
Agora, deixar um cliente satisfeito não pode ser uma ação única. Isso deve se tornar uma rotina e um hábito da sua marca.
No entanto, muitos empreendedores podem não saber como manter os clientes satisfeitos constantemente.
E foi por isso que eu separei algumas dicas para te ajudar a não apenas proporcionar uma experiência positiva aos clientes, mas também como fazer isso sempre!🤩
Conheça seu cliente
Antes de mais nada, é fundamental conhecer o seu cliente.
Entenda o seu público, o que ele procura e quais os déficits que ele identifica no mercado.
Dessa forma, a sua marca pode oferecer o diferencial que falta no seu nicho, fazendo com que o cliente encontre uma experiência completa.
Além disso, é fundamental não apenas conhecer o cliente, mas também seus hábitos e rotinas, para se adequar a isso.
Se você adaptar o seu serviço para o que o público está procurando, as chances dele ficar satisfeito aumentam! 🤗
Tratamento exclusivo
Se você quer um cliente satisfeito, faça com que ele se sinta especial.
Por isso, é importante investir em um tratamento exclusivo para cada caso.
Afinal, cada cliente é único, e assim deve ser o seu atendimento. 👍
Mas isso só é possível quando você mantém um cadastro de clientes completo e atualizado com todos os dados e preferências dos seus clientes.
Com esse registro em mãos, fica muito mais fácil focar nas necessidades exclusivas que ele apresenta, nas suas dificuldades e na sua história.
Dessa forma, ele vai se sentir realmente único.
Além disso, o tratamento que você dá ao seu cliente é parte fundamental da experiência do cliente, e, claro, impacta na satisfação final.
Acompanhe-os nas redes sociais
Se os clientes estão nas redes sociais, avalie se você também não deve estar e escolha aquela rede que melhor vai atender o seu negócio.
Essas plataformas se tornaram um meio de comunicação entre marcas e clientes, e, por isso, você deve estar atento a elas.
São nas redes sociais que os clientes falam sobre suas expectativas, tendências, e, claro, insatisfações.
Por isso, acompanhar seu público nas mídias também é uma maneira de melhorar a experiência que você oferece a eles.
Realize uma pesquisa de satisfação
Se você quer saber alguma coisa, uma das maneiras mais simples de descobrir é perguntando!
Por isso, se quiser ter um cliente satisfeito, sempre pode realizar uma pesquisa de experiência, e verificar os pontos positivos e negativos sobre o seu serviço.
Dessa forma, você não vai precisar interpretar sinais nem nada do tipo – já terá a resposta pronta sobre o que melhorar para aumentar a satisfação do público. 😉
Além disso, existem várias formas de fazer pesquisas de satisfação, de forma física, virtual, presencial ou a distância.
Ou seja, ainda mais possibilidades para você deixar o seu cliente satisfeito!
Ofereça suporte
Não adianta saber o que está errado e não fazer nada para mudar isso.
Assim, para ter um cliente satisfeito de verdade, busque oferecer suporte para o público.
Questione os problemas que o cliente pode estar tendo, e realmente tente resolvê-los, seja no atendimento, com o produto ou outra questão.
Um suporte sólido pode mudar a experiência do cliente, deixando-o mais satisfeito no final, mesmo que tenha ocorrido um imprevisto.
Além disso, ter um suporte para o público também é uma forma de garantir seu agrado no dia a dia, e não apenas em uma única compra. 😊
Esteja aberto e peça feedback
O feedback de clientes pode ser difícil de receber, principalmente opiniões negativas.
No entanto, estar aberto para esses retornos é fundamental para deixar seu público mais satisfeito.
Isso vai mostrar que você está disposto a entender suas necessidades e escutá-las de verdade.
Além disso, o feedback também é uma maneira mais direta e assertiva de saber o que está errado e como mudar isso.
Assim, você pode economizar recursos e tempo para saber onde investir mais, e, com isso, agradar mais os seus clientes.
Também existem várias maneiras de receber um feedback, seja diretamente, pela internet ou até de forma anônima.
Com isso, a experiência pode ser mais tranquila para você e também para o público.😇
Aproveite os dados do cadastro de clientes
Existem muitas informações escondidas nos cadastros dos clientes, que podem indicar maneiras de deixá-lo satisfeito.
Por exemplo, seus dados pessoais podem indicar se ele mora muito longe, e um serviço especial de entrega pode ser ideal para conquistar aquele comprador.
Ou mesmo o histórico de compra associado ao cadastro de cada cliente, para investir nos produtos certos para ele.
São milhões de possibilidades a partir de algumas informações simples, que podem ajudar a otimizar o serviço para cada comprador, e, com isso, deixá-lo mais satisfeito.
Ofereça brindes
Se você está em busca de uma medida prática para deixar o cliente satisfeito, que tal oferecer brindes?
Todo mundo gosta de ganhar presentes, ainda mais quando adquire algum produto ou contrata um serviço. 😎
Assim, ter brindes pode ser uma das melhores formas de otimizar a experiência do público, além de ajudar a conquistá-lo e se diferenciar no mercado.
Informe de promoções exclusivas
Por fim, assim como os brindes, as promoções exclusivas também são diferenciais que deixam os clientes satisfeitos.
Procure anunciar descontos especiais e diferentes campanhas para os seus clientes, como forma de atrair sua atenção e, claro, melhorar sua experiência.
Isso é particularmente indicado para fidelizar clientes, pois eles vão se sentir especiais ao receber anúncios exclusivos.
E, claro, a chance de economizar sempre deixa o cliente satisfeito! 🤑
Frases de agradecimento ao cliente pela confiança
Por fim, para fechar a compra com chave de ouro, uma frase estratégica pode ajudar.
Por isso, veja 10 sugestões de formas de agradecer ao cliente pela confiança, para deixá-lo ainda mais satisfeito com a experiência da compra:
- “Obrigada por confiar em nosso trabalho, volte sempre”;
- “Encontrou tudo que precisava? Teremos novidades da próxima vez que você voltar!”;
- “É uma alegria ter você como cliente!”;
- “Muito obrigada por ajudar nossa empresa a crescer cada vez mais”;
- “Ficamos felizes em ser a sua escolha número 1”;
- “Qualquer problema, conte com a gente para te ajudar!”;
- “Obrigada pela parceria com a nossa empresa, que continue por muitos anos!”;
- “Gratidão pela sua escolha, esperamos que goste do produto/serviço”;
- “Obrigada por fazer parte da nossa história”;
- “Esperamos que a sua experiência tenha sido tão incrível quanto a nossa em atendê-lo”;
Invista em inovações para deixar o cliente satisfeito!
Depois dessas dicas, você descobriu várias formas de deixar o seu cliente satisfeito, e qual a importância de investir nisso.
Oferecer a melhor experiência possível ao seu público é fundamental para ajudar a sua empresa a crescer e se consolidar no mercado.
E, para isso, por que não investir em soluções modernas e práticas?🤔
O Ordexa pode te ajudar a organizar todos os seus clientes de uma forma muito simples e prática.
Com um cadastro organizado e atualizado de clientes, você vai conseguir oferecer um serviço muito melhor aumentando a satisfação dos seus clientes e o seu faturamento.
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Carolina Bebik
Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.
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