5 dicas incríveis que vão encher seu consultório de pacientes
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5 dicas incríveis que vão encher seu consultório de pacientes

por Carolina Bebik
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Não aguento mais ler as mesmas dicas furadas de sempre!

Acredite, eu sei que no meio do mar de informações da internet existem muitas dicas do tipo “chover no molhado”:

Você precisa atender bem os pacientes pra que eles indiquem seu consultório para outras pessoas.

Você precisa divulgar o seu trabalho fazendo marketing.

Você lê tudo isso e pensa: isso é óbvio! Já li isso aí mil vezes…

A questão é que só atender bem não garante uma agenda cheia.

Fazer marketing é outra dica genérica demais.

Todo mundo já sabe que marketing é essencial pra qualquer negócio.

A dúvida é: como esse marketing deve ser feito e principalmente por onde começar?

Neste post vamos fugir das dicas de sempre e listar 5 estratégias realmente valiosas pra você colocar em prática assim que terminar esta leitura.

Quando chegar ao final deste post, você vai ter dicas que vão te colocar na frente de 98% dos outros profissionais da saúde no quesito encher consultório.

1. Site + Agenda Online. Seu outdoor 24h por dia

Já notou no aeroporto pra onde é que as pessoas geralmente ficam olhando?

E não é para as paredes, com propagandas super caras!

É para o celular!

O primeiro item para ter uma presença online é ter um site.

A grande maioria dos profissionais de saúde não tem, ou tem um bem feioso, então se você tiver um site legal, já vai estar na frente de muita gente!

gif Dr. House

E não importa se você trabalha solo no consultório ou em uma clínica com vários profissionais. Você precisa estar na internet!

Você pode ter um site com o seu nome, ou, se você tem uma clínica com vários profissionais, pode ter um site da clínica.. você escolhe.

O importante é estar na web!

E o seu site não precisa ser nada de outro mundo! Quer ver?

Vamos simplificar! Até porque, quando a gente coloca muita expectativa, as coisas não saem do papel não é mesmo!?

Um site básico e eficiente pra área de saúde precisa:

  1. Da sua marca (um logo) - Pra te reconhecerem!
  2. Uma explicação do seu trabalho - Pra dizer que tipo de público você atende e que serviço você presta
  3. Dados para contato
  4. Uma ferramenta de agendamento online de consultas - Essa dica é quente!

Essa é a refeição principal, o feijão com arroz!

Se você quiser, dá pra servir a sobremesa e o cafezinho depois.. mas comece pelo básico.

Existem várias plataformas que permitem montar um site a partir de modelos prontos. Use essas ferramentas! Os sites ficam bonitos e são fáceis de configurar!

Com o Wordpress, dá pra montar um site bem profissional de forma rápida e gastando pouco, tem até alguns temas que são gratuitos.

Agendamento online de consultas! Pessoas agendando fora do horário comercial

Essa dica é quente!

Já passou pela situação de encontrar o serviço perfeito pra você e pensou: “Na segunda eu ligo”?

Já ligou pra algum lugar que estava ocupado e depois se esqueceu de retornar?

Isso pode acontecer com seus pacientes.

E eles podem acabar em outro profissional por causa dessa indisponibilidade.

Mas se você tiver no seu site uma ferramenta super simples de agendamento, eles vão poder agendar consultas nos horários disponíveis a qualquer momento.

Se a pessoa quiser agendar com você no sábado de madrugada, vai ser possível.

Você vai poder agendar durante 24 horas por dia nos 7 dias da semana, enquanto seus concorrentes vão agendar só durante 8 horas por dia e 5 dias na semana… se não tiver feriado e o telefone não der ocupado…

Dê uma olhada nesta alternativa:

E o melhor! Você sincroniza com sua agenda da Google ou outra e não tem risco de overbooking. :)

Mesmo sendo uma ferramenta bem prática e vantajosa, a grande maioria dos profissionais de saúde ainda não oferece em seus sites.

O agendamento online tem muitas vantagens:

  • Passa credibilidade. Os pacientes vão te achar ainda mais profissional
  • Oferece facilidade e comodidade pro paciente. Ele vai agendar mais consultas
  • Fica disponível 24h por dia e pode ser acessado de qualquer dispositivo. A pessoa agenda a consulta na fila do banco
  • Evita que várias consultas sejam marcadas no mesmo horário por engano
  • Evita erros de preenchimento de dados (porque não depende de soletrar os dados por telefone)
  • Reduz muito as faltas nas consultas porque as ferramentas enviam notificações por e-mail.
  • O paciente é poupado de escutar aquela musiquinha enquanto espera o telefone ser atendido (ninguém gosta daquela musiquinha rsrsrsrs)

Faltas em consultas - Vilão despercebido

Isso aqui tem gente que já se acostumou… mas não deveria!

Tem gente que perde muito dinheiro por causa de faltas e não percebe.

Reduzir as faltas em consultas é um dos fatores que pode ajudar muito a encher o consultório de pacientes.

“A cada cinco consultas agendadas, um paciente não aparece e nem dá notícias.”

Um dado curioso de SC em 2016 me deixou espantada!

20% de faltas em consultas ser comum é algo assustador!

Segundo a Secretaria de Saúde de Blumenau, O tolerável, seria ter uma taxa de ausências não justificadas, de no máximo 5%.

Isso faz os consultórios e clínicas perderem muito dinheiro. E o pior que muitos não estão preocupados em diminuir essa taxa.

Mas como evitar?

Um dos maiores problemas é a longa duração entre o agendamento e o dia da consulta e o paciente acaba se esquecendo e não comparece.

Uma ferramenta de agendamento é uma mão na roda pra evitar tomar bolo de paciente.

Você configura ela pra enviar avisos de confirmação, diminui as faltas e ganha mais dinheiro!

Ah, e você quer saber qual é forma de confirmação de consulta que mais funciona?

Será que é:

  • Ligação?
  • E-mail?
  • SMS?

Deixe nos comentários pra eu saber se você quer um post falando sobre isso :)

2. Mostre o quanto você sabe e se torne uma referência

A concorrência está aumentando muito!

E isso serve pra todos os profissionais da saúde!

Vou te mostrar os dados e dar uma dica pra você criar fãs que nunca vão deixar seu consultório vazio (e ainda vão te permitir aumentar o valor da consulta depois que encher sua agenda).

Concorrência crescendo forte até entre os médicos

Em 2020, o Brasil vai atingir a média de 2,20 médicos a cada mil habitantes.

Até o ano de 2028, essa média vai subir para 2,53, segundo o estudo do CFM.

Veja o crescimento constante entre 1950 e 2026:

Gráfico mostrando o crescimento

Talvez na sua cidade esse índice seja ainda maior.

Vendo isso, você já deve ter pensado que quem ficar sentado no consultório esperando a agenda encher, vai perder espaço pra outros profissionais que estão investindo na construção de reconhecimento.

Marketing de Conteúdo - 100% ético (e o melhor tipo)

Não posso fazer marketing, não é ético.

Já ouvi profissionais da saúde falando isso e provavelmente você já encontrou alguém que pensa assim por aí.

Mas na verdade o profissional da saúde, mesmo os médicos, que têm toda a regulamentação dos conselhos, pode fazer o melhor tipo de marketing que existe.

Nessa de “não posso fazer nada”, muita gente está deixando uma oportunidade de ouro passar.

A oportunidade de se posicionar como especialista e encher o consultório!

É mesmo?!

Investir em marketing não significa desembolsar grandes quantias de dinheiro em propagandas, placas e outdoors!

Claro que os profissionais da saúde precisam obedecer a uma série de condutas estipuladas por seus conselhos e uma frase meio sensacionalista já pode dar muito pano pra manga nessa discussão.

Não dá pra dar uma de Bettina na área da saúde né…

Mas a melhor forma de um profissional da saúde divulgar o seu trabalho é espalhando conhecimento útil que ajude as pessoas.

Mas não são aqueles artigos técnicos para serem apresentados em congressos…Esses artigos são escritos para outros profissionais da área.

Os artigos devem ser escritos para os seus pacientes.

E seus melhores pacientes! Aqueles que você quer ver mais e mais no seu consultório.

E umas das formas mais eficientes pra compartilhar esse conteúdo é através de um blog.

Blog, isso não é coisa ultrapassada?

Nem pensar! É a melhor forma de virar um especialista e de ser encontrado na internet!

Dos 10 milhões de sites ativos que existem no Brasil, mais de 5,5 milhões são blogs.

Todos nós consumimos informações de blogs. Seja encontrando na busca, ou por links no whatsapp ou redes sociais.

Além disso, os mecanismos de busca, como a Google vão indexar o seu texto de acordo com as palavras-chave e te trazer acessos de graça! É a famosa busca orgânica.

Por essas razões que você precisa ter um blog!

E o mais legal é que não precisa ser um blog todo sério e formal!

Dependendo da sua área de atuação, você pode tratar os assuntos de forma mais leve, mais solta, usando uma linguagem acessível, assim como eu estou fazendo aqui nesse post.

Dr. Google - De “vilão” a seu Parceiro

O Brasil é o país em que as buscas sobre saúde mais cresceram em 2018.

“O índice de brasileiros que buscam o Google como primeira fonte de informação em casos de problemas de saúde já chega próximo ao dos que buscam imediatamente um médico. São 26% que têm o mecanismo de busca como primeira opção, contra 35% que recorrem a um médico.”

Chocante né!?

Gif de médico

A gente sabe que muitas das respostas são enganosas e que isso traz um problemão.

É por isso que muitos profissionais ainda vêem o “Dr. Google” ou seu irmão piorado “Dr. Yahoo Respostas” como vilões!

Calma! Na verdade isso é uma baita oportunidade!!

A melhor coisa que você pode fazer pra ajudar essas pessoas que buscam informação na internet é oferecer um conteúdo com muita qualidade.

E você ainda pode mostrar que elas DEVEM procurar um profissional treinado na maioria dos casos!

Assim, você combate os sites sensacionalistas e ainda oferece informação realmente valiosa.

E sabe o que isso vai te trazer em troca?

Reconhecimento e autoridade!

Quer virar uma autoridade na internet?!

É simples!

Responda através de posts no blog e redes sociais as principais dúvidas dos seus pacientes.

Com o tempo as pessoas vão começar a interagir nos comentários, agradecendo pelo conteúdo valioso e pedindo que você escreva sobre outros temas, sugerindo outras pautas!

Você vai estar em contato com sua audiência, vai ganhar segurança ao responder as principais dúvidas que as pessoas podem ter e ainda vai virar uma referência.

Elas também vão compartilhar seu conteúdo com outras pessoas e vão te indicar, mesmo sem te conhecer pessoalmente.

Já vi gente enchendo o consultório em questão de semanas depois de começar a postar conteúdo relevante e engajante.

E-mail ainda é quente!

Muita gente acha que e-mail morreu, mas ele ainda é o canal que traz mais retorno do investimento no meio digital.

Peça que seus leitores cadastrem o e-mail no blog pra receber os artigos atualizados.

Aos poucos você vai construindo uma lista de e-mails de pessoas interessadas nos seus conteúdos.

Mande atualizações para essas pessoas e mantenha esse relacionamento ativo.

Depois de um período escrevendo e compartilhando conteúdo bom, você vai começar a colher os frutos com o agendamento de novas consultas.

As pessoas não vão agendar com você só porque encontraram o seu nome no catálogo do convênio.

Elas vão te procurar porque vão confiar que você sabe do que está falando.

E essa é a parte incrível do marketing de conteúdo: você se torna uma autoridade mostrando o quanto você sabe daquele assunto.

Não tem fachada falsa! É um marketing sincero, sabe?

Marketing super barato

Veja que o marketing nesse caso não é sobre gastar muito dinheiro e sim sobre investir tempo entregando informação de qualidade.

É uma estratégia com um prazo maior, é claro.

Autoridade se constrói aos poucos, mas quando os resultados começam a vir, tudo vira um círculo virtuoso: Você informa e ensina e em troca ganha a confiança das pessoas.

Quem não quer isso!?

3. Outras mídias valiosas - Não coloque todos os ovos na mesma cesta

Blog é só um dos canais!

O blog é fantástico. Através dele você escreve artigos mais longos usando imagens, gráficos e vídeos.

Mas a gente vive muito conectado no celular.

O smartphone já é o principal meio de acesso à internet para mais de 97% das pessoas.

Além disso, o principal objetivo é o uso das redes sociais. Assistir vídeos aparece em terceira posição.

Imagem de Smartphone com aplicativos

Esses dados mostram a importância de ter o conteúdo distribuído em diversos canais pra aumentar sua presença digital.

Você pode:

  • Escrever os posts no blog e divulgar nas redes sociais
  • Usar o conteúdo do post e fazer pequenos resumos no Instagram ou Facebook, chamando as pessoas para o conteúdo completo no blog
  • Transformar o conteúdo do post em pequenos vídeos informativos

Vídeos? Mas não tenho equipamento!

Esses vídeos não precisam ser mega produzidos não! A regra aqui é simplificar.

Grave os vídeos com seu celular mesmo.

Mostre seu consultório, faça stories no Instagram e salve nos destaques separando por tema, seja criativo e responda as dúvidas dos pacientes.

Uma outra forma muito eficiente de gerar audiência é promover lives e webinários. Muitos profissionais de saúde já estão usando essa estratégia e obtendo resultados!

Esses vídeos ao vivo prendem a atenção de 40% dos espectadores do início ao fim e são ferramentas poderosas de comunicação com o público.

O Instituto de Marketing de Conteúdo mostra que 58% dos profissionais de marketing usam webinários para se promover.

A dica valiosa aqui é: não coloque todos os ovos em uma única cesta

Esteja presente nos canais em que seu público está e ofereça conteúdo valioso sempre. O resultado vai ser impressionante!

4. O medo de pedir ajuda - Quem não arrisca não petisca

“O não eu já tenho!”

Você fez tudo isso que falamos, fez um super esforço pra oferecer um conteúdo realmente valioso pras pessoas… E agora!?

Agora você pode incrementar sua estratégia fazendo uma coisa que muitos profissionais não fazem: pedir que as pessoas avaliem e indiquem o seu atendimento!

O bom e velho marketing boca a boca continua funcionando muito bem!

Só que agora ele migrou para o digital. Hoje as pessoas indicam pelas redes sociais.

Mas não faça esse pedido no final da consulta. O paciente tem mil coisas na cabeça nesse momento e vai esquecer.

Crie um e-mail padrão para enviar para todos os seus pacientes após a primeira consulta e escreva o e-mail nessa ordem:

  1. Comece escrevendo o “Oi Fulano, tudo bem?”
  2. Agradeça a visita e a confiança dele em você
  3. Mostre que você se importa com ele e que está à disposição
  4. Coloque seus dados de contato e o link para agendamentos online
  5. Peça que ele divulgue o seu site nas redes sociais e dê uma avaliação no Facebook ou Google (com gentileza e leveza, é claro! rsrsrsrs)

Esse item 5 pode ser mais ou menos assim:

Estamos divulgando nossos serviços na internet e, se você gostou do nosso atendimento, poderia nos ajudar nisso, por favor? É super rápido! Leva menos de 1 minutinho.

Se não se importar, você pode divulgar nosso site nas suas redes sociais e fazer uma avaliação da nossa clínica?

Vamos ficar muito felizes e agradecidos com o seu feedback!

Estes são os links:

www…

facebook.com/…

Assim fica moleza né?! Você vai adorar o resultado.

Prova Social - A cereja do bolo

Lembra que eu falei lá em cima que um site básico precisava de alguns itens obrigatórios? Eu citei esse itens como sendo o arroz com feijão, a refeição principal…

Deixa eu aproveitar que nós estamos falando de pedir a opinião dos pacientes pra dar uma dica do tipo “a cereja do bolo”.

Se liga que agora vem a sobremesa!

Quando um paciente fizer uma avaliação e um comentário positivo do seu trabalho, vá além e pergunte se você pode usar esse comentário no seu site.

Claro que tem que analisar caso a caso e, dependendo da sua especialidade, o paciente pode se sentir desconfortável em ter o nome divulgado, mas nessa situação você pode só usar o primeiro nome.

Isso é o que a gente chama de prova social. E ajuda muito a mostrar que outras pessoas gostaram do seu atendimento.

No site do Ordexa tem o depoimento de clientes que usam o programa. Olha como fica legal!

5. Dicas de Software - Use a tecnologia a seu favor

Use as melhores ferramentas pra não ficar pra trás.

Os consultórios já não são mais ambientes com pilhas e mais pilhas de arquivos e prontuários de papel trancados em um arquivo com chave… ou pelo menos não deveriam mais ser assim.

A salinha com o servidor trancado também já não precisa mais existir.

Afinal, a segurança da internet atingiu um outro nível e hoje existem soluções bem robustas para proteger os dados dos pacientes.

Aos poucos a área da saúde tem se profissionalizado com o uso de ferramentas tecnológicas direcionadas para as tarefas gerenciais.

Um bom programa te ajuda muito a poupar tempo e concentrar as informações.

Gif do Bob esponja

Fuja dos programas instalados!

Escolha programas “na nuvem”.

Depender de “baixar programas” ou “baixar pacotes” para realizar atualizações, ou, pior ainda, esperar o técnico para realizar as atualizações, é arriscado demais.

A falta de atualizações é o principal problema de segurança nos softwares.

Mas você não vai querer ficar se preocupando se os programas estão todos atualizados.

Então, escolher um bom programa online já vai garantir que você está acessando sempre a versão mais atualizada e segura.

Vamos deixar pra aprofundar esse papo de segurança em outro momento, mas a mensagem que eu quero te passar é a de que os programas online, na nuvem, são o futuro e vieram pra ficar!

Veja o Ordexa, por exemplo. Ele é 100% online e muito seguro.

A nossa preocupação com segurança, backups, atualizações e novidades é constante. As atualizações são automáticas!

Você vai usando o programa normalmente enquanto a gente faz essas atualizações e muitas delas você não vai nem perceber.

Isso vai te garantir segurança e tranquilidade pra focar no que importa: atender bem seus pacientes.

Acesse de qualquer lugar

Os bons programas devem permitir que você acesse os seus dados de qualquer dispositivo com acesso a internet a partir de um login e uma senha. Só isso mesmo!

Afinal, você não trabalha só quando está no consultório. Muitas vezes você precisa consultar um prontuário do seu celular ou tablet.

Só um software online de gestão de clientes te permite isso.

Além disso, o programa deve ser prático e intuitivo. Nada de fazer horas de treinamento pra aprender a mexer no sistema. Quem tem tempo pra isso!?

A gente gosta de sair usando!

Pesquise bem antes de optar por uma solução tecnológica pro seu consultório ou clínica e veja se o programa atende esses requisitos que eu te expliquei.

Conclusão - Leve pra casa

Você descobriu neste post 5 estratégias bem poderosas pra encher seu consultório de pacientes.

Agora você sabe porque você deve ter uma presença online e como você pode fazer isso de uma forma prática e ética que vai te trazer muitos frutos!

Também entendeu que construir uma autoridade online tem uma relação direta com oferecer informação de qualidade pras pessoas.

E descobriu também dicas práticas de tecnologia e porque os programas na nuvem devem ser sua prioridade.

Conte com o Ordexa pra fazer sua gestão de pacientes :)


Atenção! Agora eu vou usar aquela estratégia 4 (Do “quem não arrisca não petisca”)! E vou te pedir pra dizer o que achou deste post :)

Escreve pra mim aqui embaixo nos comentários! Vou adorar saber!

Até a próxima!

Gif do Bob esponja

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Carolina Bebik

Carolina Bebik

Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.

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