3 Dicas simples e eficientes pra acertar em cheio na decoração do escritório
5 (100%) 42 voto[s]

3 Dicas simples e eficientes pra acertar em cheio na decoração do escritório

por Carolina Bebik
  • Blog
  • Produtividade
X

E se a decoração do seu escritório puder te ajudar a ganhar mais dinheiro?

Isso aí!

Decoração não é só pra deixar o escritório bonito. Ela tem um poder maior que isso.

Mas projetar a decoração do seu escritório é uma tarefa mais rápida e eficiente quando você tem as informações corretas.

Nesse post vou contar alguns segredos sobre decoração que vão aumentar muito sua credibilidade profissional!

Eu trabalhei durante anos com arquitetura de interiores e reuni pra você neste post as dicas que vão dar o resultado mais rápido pra você hoje.

Vou te explicar porque a decoração tem um papel tão fundamental.

E no final vou contar 3 dicas infalíveis pra acertar em cheio na hora de decorar ou redecorar seu escritório.

O cliente normalmente não tem o conhecimento técnico para julgar a eficiência e qualidade do trabalho de um profissional de outra área.

Por isso é tão importante passar “aquela impressão” quando a pessoa entra no seu escritório!

A contratação dos serviços acontecem, na maioria das vezes, de duas formas:

  • por recomendação ou
  • através de estratégias de marketing

Essas duas maneiras de captar clientes têm uma característica em comum: a imagem do profissional e do escritório ou empresa.

Se o seu serviço foi recomendado, significa que você conseguiu construir uma imagem positiva a ponto de um cliente te indicar para outro.

Este é o tipo mais forte de marketing, o boca a boca.

Imagem marketing boca a boca

As pessoas confiam muito em recomendações de amigos e familiares.

Então tenha em mente: o segredo está na construção da imagem.

E é aí que a arquitetura e a decoração do seu escritório jogam a seu favor!

Se o seu cliente visitou o seu escritório e se sentiu bem dentro do espaço, existe uma chance muito grande disso resultar em uma boa indicação do seu trabalho.

Você já comprou um produto por achar a embalagem bonita e atrativa?

Pois é, eu também!

E isso acontece porque nossas escolhas são quase sempre emocionais ou influenciadas pelas emoções.

Um instituto de psicologia alemão descobriu que a iluminação de fundo de um ambiente onde as pessoas degustam vinho influencia a percepção de sabor e até mesmo a de valor.

Olha que incrível!

Os degustadores de vinho Riesling, quando expostos a uma iluminação de fundo nas cores azul ou vermelho, consideram o sabor superior e se dispõem a pagar mais pelo produto.

Isso mostra o quanto a decoração e a arquitetura são indispensáveis quando queremos transmitir uma ideia, uma sensação e uma filosofia.

Não importa o tamanho do seu escritório, pode ser uma pequena sala comercial ou o andar inteiro de um prédio, se você recebe clientes no seu ambiente, a decoração desses espaços deve transmitir a imagem de um profissional e um escritório bem sucedido.

Muitos escritórios erram feio na hora de decorar o seu interior!

E esses erros acabam comprometendo essa imagem de sucesso.

E não é gastar mais que estou propondo. Tem escritório que gasta uma grana para ficar brega! hehe!

Já entrou em algum escritório ou consultório assim?

Agora que você já sabe como a decoração do seu escritório pode ajudar na sua lucratividade, vou te contar 3 dicas incríveis que vão ajudar muito na hora de decorar ou redecorar seu escritório!

Essas dicas vão te ajudar a construir uma imagem de sucesso!

Dica 1 – Faça o cliente gostar de você antes de te conhecer pessoalmente

Já vi escritórios se preocuparem em comprar uma máquina de café sensacional para agradar o cliente e não investirem nos móveis.

Se o seu cliente é observador e exigente o suficiente para reparar na marca do café que você serve, então tenha a certeza de que ele repara em todo o resto!

E não pense que essa regra se aplica só pro público elitizado.

Todos gostam de estar em um espaço elegante e bem projetado.

Gif simpsons

O erro número 1 na decoração dos escritórios é decorar os espaços sem pensar no gosto do cliente.

Isso cria um escritório que não atrai o clientes e uma decoração que não fala diretamente para ele.

Por isso, é essencial que a decoração da recepção e da sala de reuniões, por exemplo, agrade e impressione o cliente, afinal, ele é a razão da existência desses espaços.

Faça uma análise do perfil do cliente que você atende.

Quais são seus desejos de consumo, faixa de renda, faixa etária, necessidades, gostos e motivações?

Agora use esse conhecimento a seu favor!

Faça o cliente se sentir à vontade no seu escritório investindo em uma decoração agradável e que chame a atenção pelo bom gosto e sobriedade.

Isso vai trazer uma maior confiança no seu trabalho porque o cliente vai se sentir identificado com a sua imagem profissional antes mesmo de te conhecer pessoalmente.

Dica 2 – Mostre que você se preocupa com organização

Imagem de escritório organizado

Prestar um bom atendimento requer organização, e o cliente espera isso.

Mostre a ele que você se preocupa com organização.

Uma das coisas que passa a maior sensação de desorganização é “papelada”.

Se livre da maior quantidade possível de arquivos de papel!

Vivemos na época do armazenamento em nuvem. Não faz mais sentido guardar toda a papelada.

Se você quiser eliminar uma tonelada de papéis do seu escritório, com o Ordexa você armazena o cadastro e as informações dos seus clientes de uma maneira muito simples! Fique de olho!

Nem precisa instalar o programa no seu computador. Ele é totalmente online e você pode acessar de qualquer dispositivo.

Neste post a gente mostra um pouco mais do programa.

Mas caso não seja possível eliminar todos os papéis, é muito importante que eles fiquem em um lugar afastado dos olhares curiosos.

Papéis espalhados nas mesas ou em prateleiras abertas para todos verem não passam credibilidade nem a ideia de organização.

Ter uma sala fechada para arquivos pode ser uma ótima solução, mas, caso o espaço físico não seja grande, móveis com gavetas e portas com chaves já resolvem o problema.

Dimensione as gavetas e portas com base no tamanho e peso dos itens que vão ser guardados, aproveitando ao máximo o espaço e lembrando sempre da facilidade de acesso.

Cuidado com gavetas muito altas e com outros errinhos que a gente vê por aí às vezes. kkkkk

Gif erro de projeto de móveis

Além da “papelada” sabe outra coisa que causa uma sensação muito ruim, mesmo que você só veja de canto de olho no escritório: aquela “FIOZARADA”. hehehehe

Resolvendo a gambiarra com os fios

Os ambientes de trabalho têm uma quantidade enorme de equipamentos eletrônicos, não é?

Computadores, impressoras, scanners, telefones…Tudo isso vai gerando um emaranhado de fios!

Gif Simpsons

Além de ser horrível esteticamente, transmite a ideia de desorganização.

Mas não se preocupe que tem solução!

Um bom mobiliário corporativo resolve esse problema!

Canaletas, calhas embutidas e fundos falsos em móveis ajudam muito na hora de esconder esses fios indesejados.

calha para esconder tomadas

calha e pé para esconder tomadas

Ao escolher ou projetar os móveis do seu escritório, pense nisso!

Esconda toda a feiura possível! Essa outra dica também ajuda muito nisso!

Escondendo a vassoura e os produtos de limpeza

Ninguém gosta de pensar na vassoura!

Mas não tem jeito, ela tem que estar guardada em algum lugar!

É muito comum, quando estamos animados ao escolher a decoração do nosso espaço de trabalho, esquecermos dessas coisas básicas do dia a dia.

Uma vez visitei um escritório que escondia todos esses itens atrás de uma cortina plástica dentro do banheiro.

É claro que alguns clientes, por curiosidade, abriam aquela cortina para dar uma espiadinha.

Você pode aproveitar um canto perdido e fazer um móvel sob medida pra itens de limpeza, ou até mesmo deixá-los dentro de um armário no próprio banheiro.

Capriche no móvel e faça dele um elemento decorativo!

A porta pode ser um painel de madeira com um puxador escondido ou um painel espelhado. Ninguém vai perceber que naquele lugar está escondido um armário.

Armario para produtos de limpeza e vassouras

Dica 3 – Transmita confiança

Tenho certeza de que você e seu escritório ou empresa desejam transmitir a ideia de confiança.

Uma maneira sutil e elegante de fazer isso é através da decoração.

O “menos é mais” define bem como deve ser uma decoração que transmite o valor da confiança.

Livre-se dos excessos e faça com que os poucos itens restantes sejam marcantes.

Uma quantidade muito grande de objetos de decoração confunde o olhar e divide a atenção.

A iluminação correta pode ajudar muito!

Ilumine mais o que você quer que tenha destaque e não tenha medo de deixar algumas áreas mais sombreadas.

Essa diferença de luz enriquece o ambiente esteticamente e cria um ar intimista, aconchegante e elegante.

recepcao escritorio

Você pode iluminar seu logo com uma luminária de foco direcionado ou investir em um letreiro luminoso bonito para valorizar e trazer força para sua marca.

Iluminar quadros e alguns elementos de decoração também ajuda a deixar o ambiente muito agradável.

Nessa imagem abaixo a iluminação é direcionada para os elementos de maior destaque: o logo do escritório e as paredes revestidas com as pastilhas de pedra.

iluminacao escritorio

O restante da iluminação do ambiente é mais suave e discreta.

Essa diferença entre áreas iluminadas e sombreadas criou uma imagem forte e impactante do escritório. Transmite personalidade, sobriedade e confiança.

Hoje existe uma quantidade enorme de opções.

Luminárias e fitas de led estão muito mais baratas e acessíveis!

Então “mãos a obra” e você vai ver a diferença!

Com essas 3 dicas simples e eficientes:

Você vai melhorar muito seu ambiente de trabalho e sua credibilidade profissional porque vai estar transmitindo uma imagem de sucesso!

Os clientes nem vão saber dizer direito o que é, mas vão sentir a diferença e o resultado vai vir em mais indicações, mais renovações e mais faturamento!

Você vai gastar um pouco uma única vez, mas os efeitos serão vistos por todos os que entrarem no seu escritório daqui pra frente!

Conclusão - Leve pra casa

Neste post você descobriu todo o potencial que uma decoração pode ter na construção da sua imagem de sucesso!

Muitos profissionais ignoram tudo isso e erram feio na decoração, comprometendo a percepção que os clientes têm do negócio.

Ou até gastam uma grana pra ter um escritório entulhado e que causa uma sensação ruim nos clientes.

Por isso eu contei para você 3 dicas importantes que ajudam a transmitir uma imagem de sucesso:

  • Dica 1- É importante conhecer o cliente e agradá-lo com a decoração do escritório
  • Dica 2- Organização é essencial
  • Dica 3- É necessário transmitir confiança

Com essas 3 dicas valiosas você vai acertar em cheio na decoração do seu escritório ou empresa!

E claro! Não posso deixar de te lembrar que o Ordexa é o meu software de gestão de clientes do coração.

Não existe forma mais simples de você eliminar papelada feia do seu escritório que passando tudo pro Ordexa de forma fácil e segura.

Cadastro de clientes, anotações, informações de contato, etc. Tudo lá bonitinho e não em cima da mesa! :)

E você pode fazer um teste grátis do Ordexa por 10 dias. E só fazer o cadastro e começar a usar o programa.

Quero fazer um teste do Ordexa

E aí, gostou das dicas?

Me conta aqui nos comentários o que você achou deste post :) Vou adorar saber!

Ah, e deixe seu e-mail pra receber mais artigos como este!

Até o próximo post!

Gif ok

compartilhe


Carolina Bebik

Carolina Bebik

Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.

25 Publicações

Artigos relacionados

blog post

Cliente satisfeito: 10 frases de agradecimento pela confiança no seu trabalho

blog post

Feedback de clientes: o que é, quais são os tipos e como pedir

blog post

O que é cadastro de alunos e qual o melhor aplicativo para fazer o cadastro?

O que você achou deste conteúdo? Deixe um comentário aqui embaixo, vou adorar saber sua opinião!