Aumente a produtividade do seu escritório com essas 5 dicas de decoração
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Aumente a produtividade do seu escritório com essas 5 dicas de decoração

por Carolina Bebik
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Escritório feio mata produtividade!

Muita gente acha que a decoração do espaço de trabalho é uma besteira.

Essa deve ser uma das razões pra ter tanta gente infeliz no trabalho.

Eu perdi a conta de quantos escritório feios e desagradáveis eu já entrei.

E olha que eu visitava bastante escritório trabalhando como arquiteta.

Tem gente que até capricha na parte que o cliente vê… mas muitas vezes, justamente onde as pessoas passam mais tempo…feiura total.

Sabia que a decoração do ambiente de trabalho tem um impacto enorme na produtividade do seu negócio?

A gratificação financeira já não é mais a principal maneira de manter uma equipe engajada com a empresa.

Pessoas de todas as áreas estão buscando ambientes de trabalho mais saudáveis, criativos e fluidos.

Salário bom não é tudo

Uma pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores mostrou que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação dos funcionários.

Bons salários e benefícios ocuparam a primeira e segunda posição.

Isso indica o quanto o ambiente corporativo está conectado com a produtividade profissional.

Antigamente, as empresas se preocupavam em contratar workaholics.

Gif workaholics

Hoje as empresas que buscam bons resultados e engajamento da equipe querem profissionais produtivos e felizes com o trabalho, que “vestem a camisa” da empresa.

Infelizmente, muitos empresários ainda estão mais preocupados em reduzir os custos das estações de trabalho do que investir na melhoria da performance, através de um ambiente mais atrativo e confortável.

Investir para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo é mais barato do que perder pessoas talentosas ou diminuir sua produtividade. Pode acreditar! Vou te mostrar.

Quanto mais estressante é a função e a profissão, maior é a necessidade de espaços agradáveis.

Então neste post eu reuni algumas dicas eficientes de como aumentar a produtividade do seu escritório com soluções de decoração!

São dicas que eu aprendi na prática atuando como arquiteta por muitos anos e que me ajudam muito.

Lendo este post até o final, você vai entender os principais erros de decoração dos escritórios. Erros que matam a produtividade e custam milhares de reais por ano!

A maioria dos escritórios, sejam eles grandes ou pequenos, possuem dois tipos de ambientes:

  1. Os ambientes onde os clientes são atendidos
  2. Os ambientes onde os colaboradores e estagiários produzem / trabalham

Enquanto os espaços de recepção e reuniões têm que encantar e impressionar o cliente, os espaços de trabalho dos colaboradores e estagiários devem priorizar o bem estar e a produtividade da equipe.

Agora, a gente precisa deixar uma coisa clara, você não precisa colocar uma mesa de sinuca no seu escritório pra estimular a produtividade e criatividade, tá?

Dá pra aumentar a felicidade, e consequentemente a produtividade dentro do escritório com soluções bem mais simples.

Sua empresa não precisa se tornar o novo Google!

Vou listar 5 soluções práticas pra tornar seu escritório mais produtivo.

1 – Luz Natural - Efeito absurdo

escritório com luz natural

Um ambiente que exige concentração, alta performance e produtividade tem que ter iluminação natural.

Uma pesquisa da Northwestern University e da University of Illinois mostra que funcionários com mais exposição à luz do dia:

  • têm um sono mais longo e de melhor qualidade,
  • são mais ativos fisicamente,
  • têm maior qualidade de vida em comparação com os funcionários menos expostos à luz natural.

Muitos escritórios por aí não se preocupam em proporcionar essa experiência para os funcionários.

E muitos profissionais de arquitetura e design nem sequer pensam nesse recurso pra aumentar a produtividade em ambientes corporativos. O que pessoalmente acho um absurdo.

A luz natural importa muito! Não esqueça mais disso, tá bom?

Uma grande pesquisa realizada em vários países e encomendada por uma fabricante de móveis corporativos, mostra que 25% dos brasileiros não têm acesso a luz natural nas empresas.

Isso é muito sério!

Erro besta - Corredor no local mais nobre

É comum, em grande escritórios, que as estações de trabalho (cubículos ou outros tipos de mesas) estejam posicionadas no centro dos ambientes e as áreas periféricas, próximas das janelas, sejam isoladas por divisórias e destinadas à circulação.

Essa é a pior solução de layout com relação ao aproveitamento da luz natural, porque deixa a área mais iluminada para uma função menos importante: a circulação.

Nesse desenho do livro Peopleware, os autores criticam a tendência que tomou os espaços corporativos nos EUA nas últimas décadas: áreas de trabalho no centro e corredores de circulação próximos das janelas.

layout de escritórios

Posicione as mesas de trabalho perto de janelas ou em locais mais iluminados e deixe os locais menos iluminados para ocupar com arquivos, outros móveis ou espaços menos nobres, como a circulação.

mesas do escritório perto das janelas

Ter a possibilidade de ajustar a intensidade da luz também é um fator importante.

A mesma pesquisa mostrou que 52% dos brasileiros não têm acesso a ajustes de luminosidade nos ambientes de trabalho.

Às vezes a gente precisa reduzir a entrada de luz natural para não dar reflexo nos monitores do computador ou simplesmente não entrar sol em alguns horários do dia.

Ter uma persiana ajuda muito nisso.

2 – Deixe a natureza entrar (e ganhe eficiência)

planta em escritório

Ter algumas plantas no escritório é uma alternativa decorativa bonita e barata, mas as vantagens vão muito além da estética.

Este estudo publicado no Journal of Experimental Psychology indica que funcionários que trabalham em ambientes com plantas têm uma maior satisfação com o ambiente corporativo e uma maior produtividade e concentração.

Segundo a pesquisa, a gente associa as plantas a uma melhor qualidade do ar. É algo instintivo nosso, então os funcionários da pesquisa sentiam que estavam respirando um ar mais limpo e fresco em um ambiente mais saudável.

Olha a diferença que um verdinho pode fazer!

3 – Ergonomia - Dicas simples e poderosas

Conforto não é um luxo!

Investir em um ambiente ergonômico previne doenças e lesões relacionadas ao trabalho e garante uma equipe menos estressada e mais feliz e saudável.

Parece óbvio, mas não é.

As lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios ósteo-musculares (Dort) relacionados ao trabalho são uma epidemia do Brasil que afasta trabalhadores todos os anos.

Muitos escritórios acham que investir em ergonomia é escolher uma cadeira boa, mas a ergonomia vai muito além disso.

Nosso corpo não evoluiu para ficar mais de 10h sentados por dia. Então temos que contornar esse desafio que surgiu para a espécie humana com equipamentos.

cadeiras de escritório

Em busca da cadeira ideal - A ferramenta mais importante do trabalho

A cadeira é a primeira coisa que vem à mente quando a gente pensa em ergonomia. Não é?

O que é uma boa cadeira, afinal?

Escolher a opção mais barata não resolve o problema, mas escolher a mais cara também não.

É preciso analisar vários aspectos para saber se a cadeira é ergonômica ou não e é super importante testar.

E testar a cadeira significa:

  • sentar
  • subir e descer o mecanismo do assento, encosto e braços
  • se inclinar para trás, girar, deslizar sobre o piso
  • analisar se a lombar está bem apoiada
  • simular a altura da mesa e ver se está confortável

A cadeira é uma coisa tão básica e, ao mesmo tempo, tão importante e complexa, que merece um post só sobre ela.

Aqui neste post o tema da cadeira está bem mastigado pra você.

Dá uma olhada lá pra se tornar um expert em cadeira e nunca mais ser enganado pelo vendedor. A saúde de todo mundo no seu escritório vai te agradecer!

E a mesa!? Tem que apoiar os cotovelos!

Não adianta nada caprichar na cadeira e na hora de escolher a mesa estragar tudo.

Os cotovelos tem que ficar totalmente apoiados na mesa ou no braço da cadeira, pra manusear o teclado e o mouse com conforto.

Se a profundidade do tampo da mesa for muito pequena e a cadeira não tiver braços, o braço vai ficar “voando” e isso pode causar lesões.

Muitos escritórios, pra ganhar espaço e economizar dinheiro, escolhem mesas com pouca profundidade e cadeiras sem braço.

Essa escolha é péssima! É o famoso barato que sai caro.

A pessoa passa 40 horas semanais sentada de um jeito super desconfortável.

Altura do Monitor - Salve seu pescoço

Monitores muito baixos ou muito altos dão uma dor no pescoço terrível!

Falo por experiência própria. Eu sofri com dor cervical por muito tempo por causa da regulagem do PC hehehe.

Use um suporte para elevar ou abaixar a altura do monitor e caso você use um notebook diariamente conecte a um monitor independente.

Olha que top este suporte aqui.

Aqui no escritório além de usar suporte articulado nos dois monitores ainda uso um tablado que eleva todo o conjunto. Fica muito confortável.

![Ordexa - mesa de trabalho](https://lh4.googleusercontent.com/ao8wMmnChiPAyjG-8W08fVCAxROkH6p78UljkJcydi9PMIAvalbIb4hAArbdRr_EB1TV84tlEfcRTKDqTvvZYBgLsf90Pkgn59B61k5vFtglcRr8HIyDipkQSMlWw3wFEbPMEXbA “Ordexa - mesa de trabalho” =602x451){:loading=”lazy”}

Muitos escritórios mais modernos estão adotando stand up tables, que são mesas altas para trabalhar em pé.

Isso mesmo!

Quando estamos sentados a gente acaba se jogando na cadeira de qualquer jeito e em pé isso não acontece. A gente mantém uma postura mais ereta.

Trabalhar sentado e em pé, de forma intercalada, é uma alternativa muito legal para evitar cansaço, posturas ruins e aquele soninho depois do almoço.

Medidas mínimas - Não esprema o espaço!

As pessoas têm que conseguir passar entre as mesas! Bobo né?

Ter distâncias mínimas em áreas de circulação e entre móveis e dimensionar bem os móveis é essencial. Mas tem gente que erra nisso.

Já vi alguns escritórios com espaços de circulação de 50cm. 60cm é a largura de uma portinha de lavabo e já é bem apertado, imagina 50cm!

Se você recebe pessoas tem que pensar no cadeirante também e ser mais generoso nas circulações pra passar a cadeira de rodas sem problemas.

E é por isso que pensar um layout adequado, com uma boa disposição e dimensão dos móveis, é fundamental para que essas medidas básicas sejam seguidas.

Os autores do Livro Peopleware estimaram para os escritórios dos EUA que pra cada $1 economizado no ambiente de trabalho, a empresa perde $20 por ano em produtividade.

Espremer os espaços para acomodar mais pessoas pode ser a pior alternativa pra produtividade do escritório.

Neste caso, a alternativa não é espremer todo mundo e sim mudar o layout pra otimizar melhor o espaço.

Às vezes mudar o modelo das mesas já é suficiente para ganhar alguns centímetros a mais e, com isso, conseguir acomodar mais pessoas de forma confortável.

Parede atrás da sua tela - 2m no mínimo

O mesmo livro mostra que é importante manter uma distância de pelo menos 2m da parte de trás do monitor até a parede.

Isso diminui a “sensação de clausura” que as pessoas acabam sentindo por passar várias horas no escritório e tem um efeito direto na produtividade.

Veja como pode ser simples fazer essa mudança.

Com a mudança da posição da mesa no ambiente já se ganha um espaço maior entre a parte de trás do monitor e a parede:

Parede atrás do monitor

Assim a pessoa consegue ficar muito mais tempo sentada sem sentir uma necessidade inexplicável de dar uma levantada pra respirar.

Claro que levantar de tempos em tempos é ótimo, mas não precisa ser porque você está se sentindo “enjaulado”.

4 – Crie espaços de descompressão

espaço de descompressão

Se você tem um escritório grande com espaço sobrando, crie um espaço para descanso e relaxamento.

Esse é um espaço usado somente pela equipe do escritório e pode ter uma decoração mais colorida e descontraída.

Deixar esse espaço de descompressão junto de uma pequena copa ou cozinha é uma boa ideia!

Os funcionários podem usar esse espaço para lanchar, tomar café e deixar a cabeça esfriar antes de retomar uma tarefa estressante.

Mas caso o seu escritório não tenha espaços de sobra, invista em áreas multifuncionais.

A sala de reuniões, por exemplo, pode servir como um espaço para atender clientes, mas também como um espaço de descanso pra equipe.

Nesse caso dá pra investir em cadeiras maiores ou pequenas poltronas.

Já vi escritórios, que não têm um cantinho de descanso, proibirem o uso da sala de reuniões para descanso e alimentação e ainda proibirem o funcionário de fazer lanches na sua própria mesa.

E aí como faz!?

Assim fica dureza de lidar com aqueles momentos de muito stress.

O espaço tem que ajudar a pessoa a produzir mais e melhor e não atrapalhar.

5 – Seu funcionário quer organização e personalização

personalização da mesa de trabalho

Algumas empresas têm regras tão rígidas com relação a organização e personalização da área de trabalho que chegam a deixar os funcionários pirados com tantas exigências bobas.

Muitos escritórios disseminam a ideia de que uma mesa organizada é uma mesa sem nenhum elemento além do teclado, mouse e materiais indispensáveis para o trabalho.

Isso é uma besteira completa!

Existem grandes corporações que chegam a ter uma equipe de fiscalização e as mesas que respeitam as normas de organização, ao serem inspecionadas, recebem um selo de aprovação.

Aquela ideia de pegar técnicas de organização e padronização do chão de fábrica e aplicar num ambiente de escritório de maneira rígida não tem benefício nenhum.

Funciona no chão de fábrica ou na linha de produção, mas no escritório muitas vezes é só stress desnecessário.

Isso é insano!

Tem que ter muito cuidado com a implantação de metodologias e filosofias de controle de qualidade e disciplina.

Algumas delas funcionam muito bem em ambientes industriais e linhas de produção, em que elementos a mais e até a distância do braço até uma ferramenta afeta a produtividade da linha de produção.

Mas em ambientes de escritório podem ser usadas de uma maneira completamente deturpada e até abusiva.

Já ouvi um caso em que a “patrulha do 5S” reclamava até da foto da família do cara. Os colegas de trabalho até trocaram por uma foto de revista dizendo que agora estaria no padrão. hehe!

Uma foto da família ou um objeto pessoal pode ser um ótimo estímulo para que o escritório se torne um local mais amigável e produtivo. Afinal de contas a gente é um só. A vida profissional e a pessoal estão ligadas. Nós não somos dois personagens diferentes.

Lembre-se: os locais onde os colaboradores e estagiários trabalham podem ter um foco diferente dos locais frequentados pelos clientes.

É claro que nos espaços para clientes devem ser evitados objetos pessoais na decoração, mas nos espaços de produção do escritório, um objeto pessoal pode dar uma forcinha na sensação de felicidade.

Deixa o cara colocar o porta retrato da família na mesa :)

Conclusão - Leve pra casa

Dá pra trabalhar pra valer e ter uma empresa incrivelmente produtiva sem estar em um espaço sério e sem graça.

E você descobriu que cada real economizado na decoração do escritório, representa uma perda enorme de dinheiro no final de cada ano.

Essa cultura do escritório escuro e monótono já era!

Hoje todo mundo se preocupa com o bem estar no ambiente de trabalho. As pessoas se conscientizaram de que elas passam muito tempo trabalhando e que cuidar da saúde nesse período importa também!

Agora que você já sabe essas 5 dicas pra melhorar a produtividade com a decoração, comece fazendo as mudanças mais simples que já vão dar resultado a partir de agora.

Te garanto que sabendo isso você já está na frente de um monte de gente.

Pode parecer óbvio, mas acredite, eu vi na prática como arquiteta que as pessoas não sabem isso.

Com essas dicas simples eu tenho certeza de que o seu escritório vai se transformar em um lugar mais saudável, feliz e produtivo!

Além da decoração, um outro fator decisivo na produtividade é o uso de ferramentas certas.

O Ordexa vai te ajudar muito na organização e gestão dos seus clientes. O programa é online e muito fácil de usar. Faça o teste grátis e conheça o programa :)

Gostou das dicas?

Quais dessas soluções você já adota no seu escritório?

Escreva nos comentários abaixo que eu vou adorar saber.

Até o próximo post!

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Carolina Bebik

Carolina Bebik

Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.

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