Google My Business: uma ferramenta poderosa (e grátis) pro seu negócio
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Google My Business: uma ferramenta poderosa (e grátis) pro seu negócio

por Carolina Bebik

Esses dias aconteceu uma situação curiosa comigo…e uma pessoa perdeu uma cliente.

Uma amiga me deu a dica de um restaurante. Ela disse que apesar do ambiente ser bem simples a visita valia a pena!!

Ela não lembrava muito bem da localização, então me passou só o nome.

Eu queria ir lá almoçar no domingo, então precisava saber se o restaurante estaria aberto e também precisava do endereço.

Lá fui eu consultar aquele que tudo sabe: o Google rsrsrsrs

Gif de busca no google

Não encontrei nada! Não tinha o endereço, nem horário de funcionamento, nem o contato.

Por causa disso, desisti de ir. Mas uma coisa não saiu da minha cabeça:

Como é que um restaurante, por menor que seja, não está no Google?!

Hoje todo mundo procura tudo na internet!

Antes de ir ao restaurante, dá uma olhada pra conferir se está cheio, ou se está aberto. Até pra lugares que já conhece e frequenta!

E você?!

O que os seus clientes encontram quando buscam pelo seu negócio na internet?

O seu negócio não precisa ser um restaurante, mas as informações dele precisam estar disponíveis para os clientes antes mesmo que eles cheguem até o seu site ou até seu estabelecimento.

E isso pode ser feito de uma forma bem simples com o Google My Business ou Google Meu Negócio, em português!

Neste post eu vou te mostrar como essa ferramenta fantástica da Google pode aumentar sua receita e a procura pelo seu negócio!

Você vai encher a sua agenda e nem vai precisar fazer muito esforço pra isso!

Vamos lá?!

O que é o Google My Business? É pra mim?

É uma ferramenta gratuita que faz seu negócio ser encontrado pelas pessoas que te procuram na internet direto na página de buscas da Google.

Através dessa ferramenta, você divulga o seu negócio nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google maps.

Isso é muito legal, porque as pessoas que estão perto de você vão ficar sabendo que você trabalha por ali. Facinho de chegar!

Com o Google My Business você pode divulgar informações sobre o seu negócio como:

  • Site
  • Endereço
    • E a pessoa pode navegar no mapa pra ver como chegar
  • Horário de funcionamento
  • Telefone de contato
  • Avaliações de outros clientes

e várias outras informações importantes para que seu público te encontre.

A ferramenta permite também um relacionamento com clientes através de avaliações e comentários além da possibilidade de divulgar ofertas e promoções.

Com o My Business você também pode identificar o perfil da sua audiência através de algumas estatísticas muito poderosas que vamos aprofundar mais pra frente aqui no post.

ficha do Ordexa no google my business

Será que o Google my Business é pra mim?

O Google My Business é para pra todo tipo de negócio, mas ele vai ser especialmente poderoso para negócios locais!

Se você tem um escritório, consultório, clínica, você vai ver que é demais!

Mas não importa se você tem uma influência local ou online, sua presença no Google My Business é essencial, porque te coloca na frente dos concorrentes, além de oferecer as informações básicas sobre o seu negócio para quem está procurando na internet.

Farmácias, estúdios, lojas, bares, restaurantes, consultórios, clínicas, escritórios e muitos outros podem ganhar muitos clientes com a ferramenta.

Um estudo da Google descobriu que:

50% das pessoas que fizeram uma busca local nos seus celulares visitaram a loja em menos de 1 dia.

34% dos consumidores que pesquisaram no computador ou tablet fizeram a mesma coisa.

imagem do estudo da google

Esse resultado mostra o quanto o Google My Business passou a fazer parte da jornada do consumidor.

Para uma marca que possui vários pontos, como uma franquia, também dá ver cada um individualmente no Google My Business e até comparar pelas avaliações qual loja está indo melhor.

imagem do google my business

Como as avaliações são feitas separadamente é possível analisar qual estabelecimento tem avaliações piores e com isso traçar planos de ação mais objetivos para melhorar a imagem da empresa.

Blogs, sites e comércio eletrônico também ganham!

Nos negócios online como e-commerce, blogs e sites o Google My Business também é uma ferramenta poderosa.

Ela permite que as informações do seu negócio sejam indexadas no Google, além de oferecer uma interação com clientes através de um chat e das avaliações.

O My Business também pode aumentar sua receita e oferecer informações realmente valiosas sobre as pessoas que estão buscando por seu produto ou serviço. Vou comentar sobre isso. Fique de olho!

Como funcionam essas pesquisas?

Agora você vai entender o real potencial que é estar no Google My Business.

gif pesquisas google

Existem 3 formas diferentes de se pesquisar:

1. Pesquisa por um tipo de estabelecimento - Mais clientes pra você, menos pro seu concorrente

Nesse tipo de pesquisa o usuário busca no Google o tipo de negócio ou produto que está procurando.

O Google ao sugerir locais leva em consideração a localização de quem busca.

Isso é mágico, porque ele vai sugerir o seu negócio pra quem está perto e tem mais facilidade pra chegar.

Eu pesquisei por “hambúrguer”. Veja que o Google sugeriu:

imagem do google my business

Esses restaurantes foram espertos e já se cadastraram no Google My Business! Muito mais clientes para eles!

Quando essa busca é feita pelo celular a precisão é ainda maior porque ele usa a localização do smartphone, que é bem mais precisa. ;)

2. Pesquisa por estabelecimento com localização - Seja referência na sua cidade ou bairro

Nessa pesquisa o usuário busca pelo tipo de negócio ou produto + nome do local, por exemplo “hambúrguer em Curitiba”, “psicólogo no Cristo Rei”.

O Google apresenta os resultados de acordo com o local especificado independente da localização de quem está buscando:

imagem do google my business

3. Pesquisa pelo nome do estabelecimento - Leva em conta a proximidade

Essa é uma pesquisa em que o usuário dá mais detalhes para o Google digitando o nome do estabelecimento.

Olha que show esse quadro de informações!

Nesse tipo de busca, quando o estabelecimento é cadastrado no Google My Business, o resultado no computador é exibido do lado direito da tela e no celular é exibido logo abaixo do campo de buscas da Google.

imagem do google my business

Como o restaurante está cadastrado no My Business aparecem informações mais completas. Mais clientes pra eles!

Antes de ensinar como você também pode ter mais clientes e fazer de uma vez esse cadastro, veja ainda essas vantagens.

6 Vantagens do Google My Business - pra te convencer de vez

Aproximadamente 80% de todas as buscas na internet acontecem no Google.

Ele é o buscador mais popular do mundo com mais de 3.5 bilhões de buscas por dia.

É claro que o cliente pode chegar até você de diversas formas, mas temos que reconhecer que a busca do Google não tem comparação!

Já reparou que as pessoas nem olham mais para Outdoors e placas, né? Todo mundo está vidrado no celular.

Então você precisa estar no Google porque é lá que os seus clientes estão!

E é lá que os seus concorrentes também estão! Se eles não estiverem, melhor ainda!

Vantagem 1 - 100% grátis e simples de configurar

O Google My Business é uma ferramenta completamente gratuita oferecida pela Google e a configuração pode ser feita em poucas etapas.

Ah, o passo a passo para configurar seu Google My Business está aqui embaixo. Se você já se convenceu, pule pra ele.

Vantagem 2 - Aumenta a sua presença digital

Em vez de te encontrarem só em horário comercial, você está visível 24 horas por dia em 7 dias por semana!

A presença digital de uma empresa é como ela se posiciona na internet e como ela usa esses meios digitais para se promover, comunicar e se relacionar com os clientes.

O Google My Business é mais um canal pra isso com a grande vantagem de que talvez seus concorrentes ainda não estejam por lá.

Muitos pequenos negócios no Brasil ainda não estão no Google My Business.

Estar lá já gera uma vantagem competitiva para você!

Além disso, o primeiro contato do consumidor com o seu negócio geralmente não ocorre no próprio local ou no site da sua empresa, mas no Google. Já pensou nisso?

imagem de pesquisa no google com celular

É por lá que grande parte dos clientes tem uma primeira impressão do que você faz. E é através do Google que os consumidores decidem visitar seu site ou o seu estabelecimento.

Vantagem 3 - Atualizações de forma simples

O Google My Business permite que as informações do seu negócio sejam atualizadas de forma simples e rápida.

Se você mudar de endereço, criar um novo site ou mudar o seu horário de funcionamento, você pode fazer essas atualizações facilmente.

É muito importante manter essas informações atualizadas. Quando existem diferenças entre as informações do Google My Business e do seu site, isso pode impactar negativamente seu ranking na busca. Você cai lá pra baixo.

O Google também disponibiliza um aplicativo que permite atualizar informações, publicar fotos e responder comentários pelo celular.

Viva a mobilidade! Assim fica fácil manter tudo atualizado.

Vantagem 4 - Interação com o público

A possibilidade do seu público interagir com o seu negócio através do My Business é uma funcionalidade incrível porque gera aproximação e depoimentos de clientes.

O público pode fazer uma avaliação de 1 a 5 estrelas, além de adicionar fotos e escrever comentários com ideias, opiniões ou críticas.

avaliação 5 estrelas

Empresas com grandes quantidades de avaliações de 4 ou 5 estrelas ganham maior credibilidade com os consumidores e aumentam sua chance de receber cliques, visitas e, consequentemente, vendas.

Acha que não conta? Veja estes dados!

As recomendações onlines se transformaram em uma ferramenta tão poderosa para os consumidores e empresários que uma pesquisa de 2018 mostrou esses resultados:

  • 86% dos consumidores leem avaliações de negócios locais
  • Consumidores leem uma média de 10 avaliações online antes de confiarem em um negócio local
  • 57% dos consumidores só vão usar um negócio se tiver classificado com 4 estrelas ou mais
  • 91% dos consumidores entre 18 e 34 anos confiam em avaliações tanto quando uma recomendação feita pessoalmente

Esses dados são chocantes, não são!?

Eles mostram todo o potencial que uma avaliação pode ter sobre um negócio.

Esse potencial pode ser explorado para o bem ou para o mal. Olha só:

89% dos consumidores leem as respostas que as empresas dão nas avaliações e comentários de clientes.

É por isso que as empresas devem se preocupar sempre em dar um feedback gentil pras pessoas, sendo a avaliação positiva ou não.

Isso gera uma boa experiência com os clientes e mostra que a marca se importa com o que pessoas estão dizendo.

Responder comentários positivos de consumidores gera empatia e faz com que o cliente se sinta valorizado.

Mas responder comentários negativos também é essencial!

A empresa que responde comentários ruins tem a capacidade de reverter a situação se desculpando e resolvendo o problema do cliente insatisfeito enquanto, ao mesmo tempo, fortalece a imagem da marca.

É “ganha ganha”.

A empresa tem a oportunidade de reparar um erro e o cliente, que normalmente seria ignorado, pode inclusive se tornar um propagador da marca.

O que você acha disso? (Aproveitando a deixa pra te pedir um comentário aqui no post, hehe!)

Vantagem 5 - Fotos da sua empresa na vitrine do Google

Ao criar o seu perfil no Google My Business você pode adicionar várias fotos e também uma foto de perfil.

O Google permite que você adicione vários tipos de fotos.

É possível adicionar seu logo, fotos internas, fotos da fachada ou do prédio onde você está localizado, fotos do produto e da equipe.

Capriche nas fotos porque elas serão a sua vitrine na busca do Google!

Através dessas imagens os clientes podem fazer um tour virtual como se estivessem dentro do seu negócio.

Negócios listados no Google My Business com a presença de fotos tem 2x mais chances de serem considerados bem conceituados.

Os perfis com fotos também conseguem 35% mais cliques.

Além do Google permitir que você mesmo adicione fotos também é possível incluir imagens feitas por clientes.

Algum cliente fotografou e postou uma foto incrível do seu produto ou sua loja?

Use essa foto no seu perfil. Fotos de clientes enriquecem muito a sua galeria.

Vantagem 6 - Oferece estatísticas do público

Além de oferecer informações para o público é importante medir o impacto desses dados.

Toda boa estratégia de marketing pede medida dos resultados!

imagem de estatísticas

Através do Google My Business Insights você tem acesso a informações detalhadas sobre como as pessoas estão encontrando a ficha do seu negócio na web.

Como os clientes encontram sua ficha no Google My Business - Google My Business Insights

Através do Insights é possível saber quantos clientes encontraram sua empresa e como fizeram isso.

As pessoas podem encontrar o seu negócio no Google de 3 formas:

  1. Através das pesquisas diretas: quando um cliente busca diretamente o nome ou endereço da sua empresa
  2. Através de pesquisas de descobertas: quando ou cliente pesquisa um determinado produto ou serviço que você oferece e sua ficha no Google My Business aparece
  3. Através de pesquisa de marca: quando um cliente pesquisou a sua marca ou uma marca relacionada à sua empresa

Termos usados pelos usuários - Consultas de pesquisa

Quais são as palavras usadas pelos seus clientes na busca?

Além de saber como os clientes costumam te encontrar, o Insights também mostra os termos comuns e as tendências de pesquisa para a sua empresa.

As consultas de pesquisa mostram os termos que as pessoas usam para encontrar seu negócio na pesquisa local e no Google maps.

Com essa informação é possível criar conteúdo mais alinhados com o seu público. É uma baita fonte de informação valiosa!

Onde os clientes encontram você no Google

É possível saber quantos clientes encontraram sua empresa por meio do buscador do Google ou do Maps.

Você consegue ver o número de visualizações que sua ficha no My Business recebeu em cada um destes serviços:

  • Visualizações de pesquisa: é a métrica do relatório que mostra os clientes que encontraram sua empresa usando a Pesquisa Google
  • Visualizações no maps: é a métrica do relatório que mostra os clientes que encontraram sua empresa usando o Google Maps

É isso mesmo! Agora vai ter mais gente encontrando seu negócio pelo google maps.

Passou do seu lado com o mapa aberto, vai te ver!

Como os clientes se comportam depois que te acham - Também dá pra saber!

Os clientes te encontram no Google ou no Maps e depois eles fazem o quê?

Esta seção no Insights mostra quantos clientes, depois de verem sua ficha:

  • Visitaram seu site
  • Solicitaram rotas até seu negócio
  • Ligaram para sua empresa pelo telefoninho que tem na ficha do My Business

Onde os clientes estavam

Esta seção mostra onde os clientes estavam ao solicitar a rota até a sua empresa.

O relatório também mostra a quantidade de solicitação de rotas detalhadas por cidade ou por bairro.

Esse dado é interessante pra saber se o seu negócio tem um impacto mais local ou regional.

Quando e com que frequência os cliente ligam pra você

Com esses dados é possível saber quando e em qual horário os seus clientes mais te ligam.

Através da ficha da sua empresa no My Business, o relatório mostra as tendências de chamadas dos seus clientes por dias da semana e horários.

As fotos do seu negócio

É possível saber:

  • Quantas vezes suas fotos foram visualizadas
  • Quantas fotos você enviou para a ficha da sua empresa

Esta seção mostra o número de fotos associadas à sua ficha e a frequência com que essas fotos são visualizadas em comparação com empresas semelhantes.

Caso você gerencie uma academia, a comparação é feita com outras academias da sua área.

Como se cadastrar no Google My Business - Você na frente da concorrência

Depois de listar todas estas vantagens, tenho certeza de que você viu o potencial enorme do Google My Business.

É uma ferramenta gratuita, que está ao alcance de todos e que oferece inúmeras possibilidades para as empresas.

Como eu falei lá em cima, grande parte dos seus concorrentes desconhecem tudo isso!

E agora que você já saiu na frente deles só por ler este artigo, chegou a hora de você criar uma conta no Google Meu Negócio!

Passo 1- Acesse o Google My Business

Primeiro, acesse o site do Google Meu Negócio e clique no botão “Gerenciar agora”.

site google my business

Passo 2 - Crie uma conta no Google

Para se cadastrar no Google My Business você precisa estar cadastrado no Google.

Caso você não tenha conta, crie uma. É fácil e grátis!

Caso você já tenha uma conta no Google para o seu negócio é só usar as suas informações.

Pode usar o e-mail pessoal pra criar uma conta no My Business?

Você até pode, mas só use se este e-mail estiver associado ao seu negócio. Caso seja somente um e-mail pessoal aconselho que você crie um outro e-mail empresarial para as informações do seu negócio.

Para criar uma conta preencha os dados:

criar conta google

Na sequência, siga o passo a passo de preenchimento e de verificação da conta.

Passo 3 - Configure o seu negócio

Vou até configurar a nossa empresa Ordexa como exemplo pra você entender todos os passos =)

Na primeira tela de configuração você deve preencher o nome da sua empresa.

configurar google my business

Aqui a ferramenta pergunta se você quer adiciona um local para os clientes visitarem.

Como o Ordexa é um software online, marquei a opção “não”.

Caso você tenha uma loja ou um escritório que receba clientes, marque “sim”:

configurar google my business

Selecione as áreas de cobertura que você atende.

  • Você atende somente sua cidade?
  • Atende várias cidades da região?

Liste todas elas.

Não se preocupe que é possível alterar e adicionar mais áreas depois:

configurar google my business

Aqui você escolhe a categoria que melhor corresponde à sua empresa.

No caso do Ordexa, somos uma empresa de software (e você pode ser nosso cliente).

Caso você não tenha certeza da categoria da sua empresa, não se preocupe. É possível alterar e adicionar mais itens depois.

Preencha com a categoria que você imagina e depois altere se necessário:configurar google my business

Adicione as informações de contato da sua empresa.

Caso você não tenha um site é possível criar um grátis pela ferramenta da Google!

configurar google my business

Assinale se você deseja ou não receber dicas e recomendações do Google.

Recomendo que você clique em “sim”. O Google oferece bastante conteúdo relevante e é muito bom principalmente pra quem está iniciando um novo negócio:configurar google my business

Finalize o cadastro clicando em “concluir”:

configurar google my business

A conta do Google My Business precisa ser verificada para que você possa editar e adicionar mais informações.

Essa verificação serve para evitar que negócios fraudulentos e mal intencionados reivindiquem localizações que não existem.

Coloque o seu endereço de correspondência para receber um cartão de verificação:

configurar google my business

Escolha um método de verificação para a sua conta no Google Meu Negócio.

Lembre que só será possível gerenciar toda a sua ficha após a verificação.

Escolhi o envio de cartão postal pelo correio:

configurar google my business

Pronto! Agora é só aguardar a chegada do cartão pelo correio pra fazer a verificação da conta.

configurar google my business

Esse foi o cartão que eu recebi no meu endereço:

cartão postal google

Dentro do cartão você vai encontrar o passo a passo para fazer a verificação da sua conta e também o código de verificação:

cartão postal google meu negócio

O cartão vai levar alguns dias pra chegar até você, mas enquanto ele não chega á é possível acessar o painel do Google My Business.

É por este painel que você vai controlar todas as informações, anúncios, fotos, mensagens, avaliações dos clientes e várias outras funcionalidades que a Google oferece.

tela do google meu negócio

Veja que as informações que você adicionou anteriormente podem ser editadas. É só selecionar “informações” no menu lateral:

tela do google meu negócio

Agora pra acessar o seu painel do Google Meu negócio é só estar logado no Google:

como logar no google meu negócio

O Painel do Google My Business é bem explicativo e super tranquilo de mexer.

Vá preenchendo todas as informações possíveis e deixe tudo bem completinho e atualizado.

Não cometa o erro de muitos empresários que criam a conta, deixam incompleta e ainda abandonam as informações por lá sem atualizações ou feedback para os clientes.

Algumas edições só podem ser feitas após a verificação, mas até que chegue o cartão com o código, você pode ir adicionando outras informações.

Capriche nas fotos e informações!! Lembre que elas vão estar na vitrine do Google 24h por dia :)

Existem inúmeras maneiras de otimizar o Google My Business pra deixar essa ferramenta ainda mais poderosa!

Se você quer que eu conte mais sobre isso, escreve aqui pra mim nos comentários. Quem sabe escrevo um outro post falando só sobre isso?

Conclusão - Leve pra casa

Neste post você saiu na frente dos seus concorrentes descobrindo o potencial inegável que o Google My Business, ou Google Meu Negócio, tem no seu negócio.

Agora você sabe porque você precisa ter um perfil de negócio no My Business.

Você entendeu como as pesquisas no Google acontecem e quais são as vantagens de estar no Google Meu Negócio.

Esse serviço fantástico e gratuito permite que você mostre informações importantes do seu negócio para potenciais clientes que estão buscando na internet.

Além disso você também viu todo o potencial que o Google My Business oferece de integração com os clientes e potenciais clientes através de mensagens e avaliações.

Agora corre lá no site do Google Meu Negócio criar o seu perfil!

E agora que você chegou até aqui vou te contar um segredinho… Eu quero que você tenha muitos clientes, pra poder usar o Ordexa e organizar todos eles! :)

Mas antes me conta aqui nos comentários o que você achou deste post :) Vou adorar saber!

Ah, e deixe seu e-mail pra receber mais artigos como este!

Até a próxima!

gif iron man

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Carolina Bebik

Carolina Bebik

Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.

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