O que é gestão de clientes, como fazer e qual software usar para gerir clientes?
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O que é gestão de clientes, como fazer e qual software usar para gerir clientes?

por Carolina Bebik
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E se eu te disser que a gestão de clientes é a chave para clientes mais felizes e um negócio mais bem-sucedido?

Difícil de acreditar em um primeiro momento, né!? 😱

Mas eu posso te mostrar que é verdade!

No mundo do empreendedorismo, muitas práticas podem acabar passando despercebidas, como fazer um controle eficiente do seu público.

No entanto, uma gestão correta pode fazer toda a diferença no seu negócio!

E chegou o momento de você entender como.

Continue comigo que eu vou te apresentar um novo mundo de possibilidades com a gestão de clientes, além de dar algumas dicas super secretas para fidelizar melhor o seu público (spoiler: dá para ser tudo automatizado! 🤫).

O que é gestão de clientes?

Antes de começar a falar sobre os benefícios da gestão de clientes e como esse processo é incrível, precisamos parar e pensar: o que é gestão de clientes?

A resposta pode parecer óbvia, mas a verdade é que muitas pessoas têm uma visão errada sobre esse conceito.

Se eu falar sobre gestão de clientes, o que passa pela sua cabeça?

Atendimento de qualidade? Monitorar o seu público? Montar uma agenda, quem sabe ter um registro de atividades?

Todas essas respostas são boas! 😁

Mas sabe o que todas têm em comum? Elas são ações e consequências da gestão de clientes, e não o seu propósito!

Parece difícil, mas eu garanto que não é.

A gestão de clientes consiste, basicamente, na aplicação de determinadas estratégias para estreitar a relação entre a marca e o consumidor.

Muito complicado? Calma, eu simplifico! ✌

Em outras palavras, o objetivo da gestão de clientes é tornar o negócio e o cliente mais próximos, conversando na mesma sintonia, como eu e você!

Nesse caso, esse conceito reúne uma série de atividades, que são estratégicas para atrair o público.

Por exemplo, melhorar o seu atendimento é uma estratégia que faz parte da gestão de clientes.

Ou manter um controle de quem compra com você.

Todas essas pequenas ações fazem parte de um grande conjunto, que compõe a sua gestão.

Por que fazer gestão de clientes é importante?

Tudo bem, você acabou de aprender o que é gestão de clientes, mas será que conhece a verdadeira importância dessas estratégias?

Afinal, para implantar esse sistema corretamente em seu negócio, é fundamental entender os benefícios que ele pode trazer no seu dia a dia.

Por isso, eu separei alguns motivos para te convencer a fazer uma gestão de clientes assertiva:

Você vai poder conhecer seu cliente

Um negócio bem-sucedido precisa de muito mais do que apenas uma relação fria entre cliente e vendedor.

Não são apenas clientes. São parte da sua história, da sua rotina! 🤩

Eles permitem que você alcance os seus objetivos e se torne um profissional de qualidade.

Por isso, é importante que você conheça bem o seu público, para criar uma relação mais íntima e, consequentemente, mais vantajosa para ambos.

No entanto, cada cliente possui sua particularidade, suas manias e seus desejos.

Já pensou ter que conhecer cada um deles sem um sistema de gestão? Seria quase impossível!

Mas, ao fazer uma gestão de clientes, esse processo vai se tornar muito mais simples e rápido.

Principalmente com as maravilhas da tecnologia do seu lado.

Assim, você vai conseguir entender melhor o que compõe o seu cliente, o que ele busca e o que pode continuar oferecendo.

Facilita o atendimento personalizado

Conheceu o seu cliente? É hora de focar no atendimento personalizado! 👊

Você já pode ter considerado essa opção, mas ter imaginado que daria muito trabalho sair do casual e realmente oferecer um atendimento diferenciado.

Afinal, o seu script é confiável e até traz resultados.

No entanto, com uma gestão de clientes, fazer um atendimento personalizado pode virar uma realidade, e das boas!

Cada cliente precisa, e merece, uma abordagem única. Isso não só faz com que se sintam especiais, como também pode ajudar nas suas vendas e na sua credibilidade.

Mas para elaborar um atendimento personalizado que realmente te destaca, é importante ter algumas informações básicas sobre seu público.

E como conseguir isso?

Exatamente, com a gestão de clientes!

Aumenta a retenção de clientes

Você lembra quando eu disse que a gestão de clientes é um conjunto de estratégias?

Mas qual o objetivo dessas estratégias?

Entre muitos outros, é reter mais clientes! Isso significa torná-los fidelizados, para que comprem com frequência e se tornem divulgadores ativos do seu negócio.

Depois de entender melhor seus clientes, você pode começar a agradá-los.

Por exemplo, com o atendimento personalizado, essencial para qualquer negócio que se preze.

Agora, essas pequenas ações são todas focadas no cliente, e em fazer ele ficar com você.

E como a gestão de clientes é voltada justamente para isso, esse é um grande motivo para começar hoje mesmo.

Informação é poder, e poder é ter clientes fiéis que não te abandonam! 💪💪

Melhora seus produtos e serviços

Quer oferecer um serviço de qualidade? Tenha uma gestão de clientes.

Esse conjunto de estratégias não é benéfico apenas para seu público, mas também para a sua reputação.

Com informações valiosas sobre seus clientes, você vai conseguir investir no que realmente importa.

Esse foco permite melhorar seus produtos e o serviço que você oferece.

Por exemplo, um atendimento personalizado certamente é mais valorizado que um script qualquer de abordagem.

Apenas isso já melhorou e muito a sua credibilidade!

Agora imagine o que uma gestão de clientes completa não pode fazer?

Te ajuda a ser mais competitivo

Não podemos negar, o mercado é um tanque de tubarões.

Por isso, invista em estratégias que te tornem mais competitivo.

Em outras palavras, seja visto como um concorrente a altura, sério e comprometido.

Ser um profissional competitivo significa estar na linha de frente, se colocar em risco e conseguir peitar as grandes marcas.

E tudo isso é possível com uma gestão de clientes.

Agora você decide: quer ser um peixinho ou um tubarão? 🦈

Como fazer gestão de clientes?

Se eu te convenci a fazer uma gestão de clientes, então agora nós vamos colocar a mão na massa!

Separei algumas dicas para te ajudar nesse processo, e definir um controle realmente prático e eficiente.

Cada negócio e cada profissional são únicos, mas, com essas sugestões, é possível se adaptar e mandar ver na gestão.

Defina seu perfil de cliente

Quem é o seu cliente? 🤔

Você sabe me dizer?

Qual o perfil do seu público, quem são eles, o que querem. De onde vem, para onde vão?

Basicamente, o primeiro passo é definir o perfil do seu cliente. Afinal, o que é uma gestão de clientes sem clientes?

Para descobrir isso, você pode acompanhar seus clientes no dia a dia, anotar suas preferências, interagir e pesquisar.

Ficou cansado e preocupado só de imaginar? Considere uma plataforma de gestão camarada para te ajudar.

Saiba desistir de alguns leads

Uma boa gestão de clientes não é sobre sempre vencer, mas sobre saber fazer o melhor para seu negócio.

Por isso, para fazer um controle bem feito, saiba quando desistir de alguns leads.

Não ter um retorno, uma ligação desligada ou uma venda perdida são frustrantes, eu sei.

Mas, enquanto isso, existe um cliente em potencial bem do seu lado, esperando sua atenção.

Assim, procure saber quais os leads que valem a pena insistir, e quais é melhor deixar para lá, para renovar seu público e trazer novas oportunidades.

Evite a estagnação de leads no funil de vendas

As etapas do seu funil de vendas são fundamentais para alavancar o seu negócio, e tal qual um funil de verdade, não é legal ter algo impedindo a passagem.

Por isso, lembre-se de não ter leads estagnados em suas etapas.

Faça com que os clientes do topo se tornem meios, que os meios se tornem fundos, e que os fundos fechem uma compra.

Sua gestão de clientes deve procurar focar na movimentação dos seus leads.

Afinal, carro parado não chega em lugar algum! 🚗

Não deixe de fazer o follow-up

Você pensou na melhor campanha de marketing do mundo.

Ela é perfeita, simplesmente sensacional. Isso é ótimo! Vai alavancar o seu negócio.

Você coloca a campanha no ar, e… e agora? Não faz o acompanhamento? Isso é um crime comercial!

É fundamental realizar o follow-up dos seus clientes, justamente para dar andamento no seu funil.

Depois de uma campanha ou estratégia, acompanhe os resultados, o que os clientes acharam.

Essas dicas estão em todo lugar, e um bom gestor é capaz de identificá-las de forma indireta.

Dê atenção aos clientes inativos

Os clientes inativos podem parecer perda de tempo, e alguns são mesmo.

Mas outros são uma mina de ouro de informações, e você precisa se atentar a eles!

Procure saber o que levou ao afastamento.

Isso pode te ajudar a melhorar o seu produto ou serviço e até recuperar esses clientes que foram perdidos.

Não negligencie o pós-venda

Acompanhar é a chave para uma boa gestão de clientes. Por isso, além do follow-up, é essencial acompanhar também o pós-venda.

Se você quer clientes fiéis e satisfeitos, faça contato para saber o que ele achou do produto ou do serviço.

Marque um retorno, ou pergunte por indicações de amigos.

Cada gestão de clientes possui estratégias diferentes.

Invista em um software de gestão de clientes

Por fim, tudo isso parece demais, não é? 😱

Muito trabalho, muitas coisas para lembrar, muitas coisas para fazer!

Mas calma! Eu não quero deixar ninguém maluco.

Para ajudar nesse quesito, a dica é investir em um software de gestão de clientes.

Cada etapa, cada procedimento e cada análise podem ser feitos por um equipamento automatizado, como esses programas.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, considere um software que facilita e torna prático tudo que você precisa.

Sim, eu disse tudo.

O assunto é gestão de clientes? Um software pode, e deve, te ajudar!.

O que não fazer na gestão de clientes?

Bom, se você sabe o que fazer, também vale a pena saber o que não fazer.

Uma gestão de clientes é subjetiva, e se adapta às necessidades de cada empresa.

No entanto, existem algumas atitudes que simplesmente não podem acontecer!

Elas irão atrapalhar sua rotina, e dificultar a sua vida profissional.

Por isso, procure evitar essas coisas na sua gestão de clientes:

  • Focar demais em quem só está curioso;
  • Esquecer dos compromissos;
  • Atrasar suas tarefas;
  • Gastar tempo demais onde não deveria;
  • Não fazer o pós-venda;
  • Não se planejar;
  • Focar apenas nas necessidades da empresa;

Pode parecer muita coisa, mas acredite, na prática você vai saber exatamente o que evitar!

Por que é importante usar um software na gestão de clientes?

Nós definimos o que é gestão de clientes, por que fazer e como fazer.

Agora, chegamos em um ponto crucial, que muitas pessoas podem ter dúvida: preciso mesmo usar um software para realizar esse processo?

A resposta é: depende. 🤨

Depende se você quer um negócio de sucesso, depende se você deseja ser um profissional de qualidade, e depende de como você quer que seja a sua relação com os clientes.

E, claro, imaginando que você é comprometido com seu público, certamente vai querer usar um software de gestão de clientes.

Por que? Ora, é muito importante utilizar uma boa plataforma! Afinal, elas permitem que você:

  • Automatize seus processos;
  • Acompanhe a rotina dos seus clientes, para traçar um perfil mais completo do seu público;
  • Tenha informações organizadas e concretas;
  • Foque no que realmente importa;
  • Identifique quais os leads que valem a pena;
  • Organize todas as suas ideias e estratégias com mais praticidade.

Isso para mencionar apenas alguns motivos.

Além disso, estamos na era da tecnologia.

E qual a melhor forma de fazer uma gestão de clientes, se não usando um software feito justamente para isso?

Especialmente uma plataforma fácil de mexer, acessível e com um bom custo-benefício.

Um programa que possa oferecer o que você precisa, independente do tamanho do seu negócio.

Essas características chamaram a sua atenção?

Então dá uma olhada no Ordexa, um software feito especialmente para gestão de clientes.

CRM Ordexa

Como escolher o melhor software para gestão de clientes?

Agora que você sabe como é importante ter um software de gestão de clientes, pode estar na dúvida de como escolher o seu.

Afinal, existem tantas opções no mercado, cada uma com as suas próprias características!

Mas para escolher o melhor para você, existem algumas dicas, como:

  • Avaliar os seus objetivos;
  • Considerar o quanto você pode e quer investir nisso;
  • Verificar questões técnicas, como facilidade para mexer na plataforma;
  • Ver se as funções realmente atendem ao seu perfil;
  • Analisar a segurança do software;
  • Conferir mais sobre a credibilidade do software;

Depois de considerar tudo isso, a próxima dica é testar as suas principais opções, para conhecer melhor o serviço antes de tomar uma decisão definitiva.

É por isso que o Ordexa disponibiliza um teste gratuito para os usuários. Assim, você vai saber exatamente como o software funciona e como ele pode te ajudar na sua gestão de clientes.

Comece a sua gestão de clientes agora mesmo!

Você consegue acreditar como uma prática tão simples pode fazer tanta diferença?

Com a gestão de clientes, o seu negócio vai ganhar um novo potencial de crescimento, para melhorar sua relação com o público e com seu próprio serviço.

Pequenas práticas no dia a dia impactam, e muita, a forma como as pessoas veem o seu trabalho.

Por isso, investir em estratégias que atraiam os clientes é fundamental.

E, para isso, não deixe de usar um sistema automatizado, que facilita a sua vida, mas sem deixar o seu negócio na mão. 😉😄

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Carolina Bebik

Carolina Bebik

Arquiteta, Designer, Web Designer e apaixonada por plantas. Ela adora criar soluções elegantes e práticas para problemas que enfrentamos todos os dias no trabalho.

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